Laboratório José Silveira

Os exames de laboratório tem como objetivo avaliar os componentes do organismo nas condições habituais de vida do indivíduo. Mudanças radicais de dieta, exercícios físicos, ingestão de bebida alcoólica e insônia são fatores que podem prejudicar a interpretação dos mesmos. Procure realizar seus exames de forma metódica, sem alterações drásticas na alimentação e nos hábitos pessoais, assim a variação será menor. Informe ao laboratório todos os medicamentos em uso. Se possível, leve com você as receitas médicas ou a bula do medicamento.

Dieta

O jejum para exames de laboratório significa que o paciente ficará sem ingerir alimentos de qualquer natureza, durante um número determinado de horas. E permitido a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que não haja nenhuma recomendação contrária.

Alguns exames exigem conservantes especiais e/ou dieta prévia para a coleta da amostra. Nesses casos, e importante solicitar instruções ao Laboratório.

Urgências

Em casos de urgência, as amostras seráo coletadas conforme orientação do médico assistente.

Atendimento pediátrico

O jejum solicitado para a coleta de amostras em bebês e crianças até 04 anos deve corresponder ao peráodo de intervalo entre as suas refeições ou conforme orientação do médico assistente.

Jejum de 12 horas

Colesterol HDL, LDL e VLDL, Eletroforese de Lipoproteínas, Fosfolipídios, Glicemia, Lipidograma, Lítio, Triglicérides.

Jejum de 8 horas

Ácido Úrico, AGHBS, Albumina, Anti HIV I/II, ASLO, Brucelose, CA 125, CA 15/3, CA 19/9, Capacidade de Fixação do ferro, Carbamazepina, CEA, Citomegalovírus, Clamydia, Cloro, Chagas, Cobre, C3, C4, Cortisol, EBV, FAN, Fator reumatóide, Fenobarbital, Ferritina, Ferro, Frutosamina, Hepatite A,B e C, Herpes I e II, IgG e IgM, HGH, Lipoproteína A, Magnésio, Micoplasma pneumoniae, Mononucleose, Mucoproteínas, Prolactina, Proteína C Reativa, PSA, Rubéola IgG e IgM, Sífilis IgM, Toxoplasmose IgG e IgM, Transferrina, Triteste, VDRL, Waller Rose, Western Blot, Widal.

Jejum de 4 horas

Amilase, Androstenediona, BHCG, Cálcio, Colesterol total, Creatinina, DHEA, DHT, Gama GT, G6PD, Globulinas, Lipase, Potássio, Proteínas C e S, SDHEA, Sódio, Testosterona total e livre, TGO, TGP, Uréia.

Jejum não obrigatário

AAT, Anti TPO, Bilirrubinas, Células LE, Coagulograma, Eletroforese de Hemoglobina, Eritrograma, Estradiol, Falcemia, Fator Rh, FSH, FTA-ABS, Grupo sanguíneo, Hematócrito, Hemocultura, Hemoglobina, Hemograma, IgE, Leucograma, LDH, LH, Morfologia de hemácias, Plaquetas, Progesterona, Reserva alcalina, Resistância globular osmótica, Reticulócitos, T3, T4, TSH, T4 livre, TP, TTPA, Tempo de coagulação, Tempo de sangramento.

Exames de Anatomia Patológica e Citopatologia

Anatomia patológica de biópsias e peças cirúrgicas, Citologia aspirativa de líquidos cavitários e secreções, Citologia vaginal, Citologia diferencial, Colorações especiais e outros, Imunohistoquímica (Painel de Câncer de Mama).
Biópsias, peças cirúrgicas e outros, devem ser conservados em formol a 10%. Caso necessário, poderemos fornecer frascos já com formol a 10%. Consulte-nos.

Informações importantes

Não congelar o material. Mantê-lo refrigerado até o envio ao laboratório, de preferência o mais rápido possível.
A histária clínica, relatário médico e exames de imagem (RX, endoscopia etc.) são indispensáveis para uma boa correlação anatomopatológica, bem como o local exato da retirada da lesão.

Para outros exames não previstos nesta lista, o cliente poderá consultar nossa CENTRAL DE INFORMAÇÕES a?? tel: (71) 3504-5240. Teremos satisfação em atendê-lo.

Intercorrências na coleta de exames

Durante ou após a coleta de exames, podem surgir reações indesejáveis que não se consegue evitar completamente e que são imprevisíveis. Comunique imediatamente ao laboratório qualquer mal estar ou alteração. A intercorrência mais frequente após a coleta é o hematoma, mancha roxa causada por um acúmulo de sangue proveniente da veia, durante ou após a coleta. Este efeito pode ser evitado, se o local da punção for comprimido por, no mínimo, 02 minutos e evitando-se esforço muscular neste braço no dia da coleta. O uso de compressa de água fria durante as primeiras 24 horas e compressa de água morna do segundo dia em diante são medidas que ajudam no desaparecimento dos hematomas. Em caso de dor persistente, procure o laboratório.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.