Fundação José Silveira

Nascido em Santo Amaro da Purificação (BA), em 3 de novembro de 1904, José Silveira diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1927. No início da sua formação, foi orientado para atuar na radiologia, quando defendeu a tese de doutoramento intitulada “Radiologia da aorta descendente”, pela qual foi condecorado com a Medalha Alfredo Brito.

No ano de 1930, José Silveira esteve na Alemanha com o professor Ludolf Brauer, nome consagrado mundialmente na Tisiologia, de quem recebeu o estímulo para implantar no Brasil um Instituto para atuar na luta anti-tuberculose. Assim, aos 33 anos e sem recursos financeiros, José Silveira criou, no dia 21 de fevereiro de 1937, o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), instituição para pesquisa sobre a doença, com a convicção de que “não se poderia progredir sem que se criasse uma base científica”.

O IBIT tornou-se uma obra de referência internacional pela qualidade da sua produção científica e do seu trabalho assistencial. Ao lado do incansável professor José Silveira, a sua esposa, Dona Ivonne Silveira, solidária e preocupada com essa causa, assumiu voluntariamente o trabalho de apoio social às pessoas vitimizadas na época pela tuberculose. O IBIT foi o marco inicial de um conjunto de empreendimentos, como o Hospital do Tórax, posteriormente denominado Hospital Santo Amaro. Outros serviços e unidades foram implantados e passaram a integrar, a partir de 1985, o acervo da Fundação José Silveira.

Homem visionário e de espírito empreendedor, o professor José Silveira também foi reconhecido pela sua elevada qualificação profissional e científica. Em 1950, foi aprovado em concurso como Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Pouco tempo depois, assumiu a cátedra de Tisipneumologia da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e da Escola de Enfermagem da UFBA. Prestigiado por diversas instituições nacionais e internacionais, José Silveira deixou um legado de várias obras científicas e culturais, em forma de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade