Fundação José Silveira

Leila Brito

Natural de Jequié, município no Sudeste baiano, Leila Brito é graduada em Assistência Social pela Universidade Católica da Bahia e pós-graduada em Administração Hospitalar pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 1992, foi contratada pela Fundação José Silveira (FJS) e, com qualificação e comprometimento profissional, tem desenvolvido uma trajetória de êxito na Instituição. Em função do seu desempenho e de sua destacada atuação, em pouco tempo foi designada para assumir a Coordenação de Assistência Social. Entre outras realizações, no biênio 1998/1999, foi membro do Conselho Estadual de Assistência Social. No ano de 2009, em reconhecimento à sua competência e o seu compromisso com os valores e princípios éticos que regem a Fundação, a então presidente do Conselho de Curadores da FJS, Professora Maria Theresa de Medeiros Pacheco, designou Leila para assumir a superintendência da Fundação José Silveira.

Como superintendente, Leila promoveu realizações importantes, sempre em alinhamento com as diretrizes emanadas do Conselho de Curadores da Instituição. Entre os avanços em sua gestão, houve a implantação do Planejamento Estratégico; a parceria para intercâmbio técnico-científico com a Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD); a retomada da pesquisa científica e a revitalização do Centro de Pesquisas da FJS, com importantes iniciativas, como a pesquisa internacional Report Brasil, que conta com moderno biorrepositório que coleta e armazena informações sobre a cura entre os pacientes e a ocorrência de tuberculose ativa entre contatos.

Leila foi responsável, ainda, com a anuência do Conselho de Curadores da FJS, pela ampliação do Programa de Controle da Tuberculose do IBIT, que resultou em convênio de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de São Paulo, e pela reestruturação do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), que ganhou um conjunto poliesportivo dotado de piscinas e quadra coberta. A sua trajetória também é marcada pela expansão da obra da FJS, como a inauguração da Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, em Jequié, e pela revitalização do Centro Pestalozzi de Reabilitação, atual Centro de Reabilitação da Ribeira, em Salvador.

Com a utilização de Unidades Móveis equipadas com consultários para prestar, gratuitamente, assistência médica e serviços complementares de saúde e promoção da cidadania em mutirõess realizados na Bahia, impulsionou o Projeto Saúde e Cidadania. Na gestão de Leila Brito, a Fundação José Silveira consolida sua atuação como uma das instituições filantrópicas de referência nacional pelas boas práticas aliadas à qualidade na assistência, com foco na segurança do paciente, aos avanços nos indicadores sociais e de saúde.

Núcleo de Desenvolvimento Estratégico, Assistencial e Inovação

No final de 2020, o Conselho de Curadores da Fundação José Silveira definiu pela implantação de um sistema de gestão da inovação para a Instituição. A estruturação do sistema está sendo concebida por meio de uma construção colaborativa dos elementos-chave para inovar, com foco na melhoria contínua.

Desta forma, em 1º de fevereiro de 2021, Leila Brito assumiu a gestão do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico, Assistencial e Inovação, vinculado diretamente à Presidência do Conselho de Curadores.

O trabalho do Núcleo é desenvolvido de forma integrada com profissionais especializados em transformar realidades, promovendo a colaboração de forma orientada para a solução criativa e eficiente dos desafios organizacionais e da sociedade.

Confira os eBooks do Núcleo:  1ª edição   2ª edição

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.