Diplomado médico pela Faculdade de Medicina da Bahia, o sergipano Geraldo Leite assumiu a presidência da Fundação José Silveira em 2010. O instinto de liderança era mostrado desde sua vida de estudante quando fundou uma organização estudantil de grande relevância, o Grêmio Científico Oswaldo Cruz. Neste cenário, participou de cursos de aperfeiçoamento e ganhou o Prêmio Professor Fernando Luz, pelo melhor trabalho de autoria universitária.
Após a formatura em 1950, Dr. Geraldo atuou como médico patologista e professor em Feira de Santana, sendo eleito Presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM) – Regional Feira de Santana e posteriormente fez parte da coordenação de diversos eventos científicos da área.
Com uma carreira atuante no campo do ensino, o médico deu início a um exitoso programa de educação continuada que atraiu líderes e profissionais de nível superior, transformando-se numa grande campanha para a criação de uma universidade em Feira de Santana. Isto veio a acontecer em novembro de 1996 quando já vivia e atuava em Salvador, por meio do Decreto 21.583 publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, que resultou na instalação da Universidade de Feira de Santana.
Em 1963, Geraldo Leite já havia retornado a Salvador e assumido a titularidade em parasitologia na Escola Ba! hiana de ! Medicina e Saúde Pública, além de atuar como auxiliar de ensino da mesma disciplina na Faculdade de Medicina da Bahia.
Durante sua carreira, foi professor titular da Escola Bahiana de Medicina, membro titular da Academia de Medicina da Bahia e reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana. No ano de 1993, foi eleito diretor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, e reeleito em 1997 para mais um mandato de quatro anos. Neste mesmo ano foi eleito para o Conselho de Curadores da Fundação José Silveira e, pela sua competente e brilhante atuação, posteriormente assumiu a presidência da Instituição.
Atualmente, ao lado do trabalho de gestão, recupera as memórias do amigo e fundador da Fundação por meio de uma trilogia denominada “José Silveira, u m exemplo de vida”. O primeiro volume “Infância e Mocidade” foi lançado em junho de 2022 e, em novembro de 2023, lançou o segundo livro chamado “Maturidade – memórias, volume 2” que reúne relatos autobiográficos e marcos históricos da medicina da Bahia. Em 2024, a trilogia será concluída com o lançamento de “Perfis”, contendo uma celebração àqueles que dedicaram suas vidas à fundação de instituições médicas e culturais, que ainda hoje influenciam positivamente nossas vidas.
Como membro do Rotary Club, em apenas três anos, fundou 30 academias brasileiras rotárias de Letras, em todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, e mais 17 academias rotárias nas Américas, oito na Europa, seis na África, seis na Ásia e uma na Oceania, totalizando 38 academias fora do país, cobrindo todos os continentes. Em 2023, tornou-se Membro Eméri to da Academia Baiana de Educação.
Saiba mais sobre a atuação do Dr. Geraldo Leite
O Dr Geraldo Leite é um homem articulado e posicionado frente às demandas do seu tempo. Sua história de vida e realizações não cabem numa breve apresentação. Trata-se de um percurso marcado por escolhas e compromissos que têm como foco o bem-estar da coletividade. E aqui se faz um pequeno relato das atividades desenvolvidas pelo Dr. Geraldo Leite.
Foi presidente da Fundação Universidade de Feira de Santana por cinco mandatos sucessivos; fundador e primeiro reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); membro de várias instituições científicas e culturais; Presidente da Fundação José Silveira desde 2 010; Comendador da Ordem do Mérito da Bahia; Comendador da Ordem do Mérito de Feira de Santana; Cavaleiro da ordem Equestre do Santo Sepulcro; Cidadão honorário da Bahia, de Salvador, de Feira de Santana e de Itapetinga; Associado representativo do Rotary Club de Feira de Santana e do Rotary Club?da Bahia; Detentor do prêmio científico José Silveira; Membro honorário dos Rotary Clubs Salvador, Itapagipe, Aratu, Barbacena e Lavras-MG, e Santarém-PA; Ex-presidente da Academia Brasileira Rotária de Letras (ABROL), Regional da Bahia e hoje seu presidente de honra; Presidente da Academia Brasileira Rotária de Letras (ABROL) nacional por dois?mandatos sucessivos; Membro honorário das academias Rotárias de Letras de Sergipe, Alagoas, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Leste, Sul de Minas, Belo Horizonte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Vale do Café, São Paulo Centro e da ABROL Oeste do Pará; Membro emérito da Academia de Medicina da Bahia; Membro em érito da Academia Baiana de Educação; Mem! bro honor! ário da Academia Sergipana de Medicina; Membro benemérito da Academia Sergipana de Educação; Fundador da Academia de Educação de Feira de Santana; Membro correspondente da Academia Feirense de Letras; Doutor honoris causa da Academia de Letras do Brasil; Membro honorário da Academia Rotária no México, no Uruguai, em Portugal, na Argentina, no Panamá; Membro titular da Academia de Cultura da Bahia e da Academia de Letras, Ciências e Artes de Buenos Aires; Medalhas Edival Pitombo, Álvaro Bahia, José Silveira, Rosalvo Torres e Guimarães Rosa.
CONSELHO DE CURADORES
Geraldo Leite (Presidente)
Antonio Carlos Moreira Lemos
Bernardo Galvão Castro Filho
Cleuber Franco Fontes
Dolores Fernandez
Júlio Mesquita de Oliveira
Marcelo Roberto Monello
Teresa Cristina Pacheco
CONSELHO FISCAL
Adelir Detofol
Antonio Jorge Santos
Mary Angela da Silva Albuquerque
CADASTRE-SE
receba notícias da Fundação José Silveira em seu e-mail.