Banner - Procedimentos

Procedimentos

Para a realização de exames laboratoriais com resultados precisos, é fundamental evitar alterações drásticas na rotina pessoal, como mudança nos hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e ingestão de bebida alcoólica. Também é importante informar ao Laboratório todos os medicamentos em uso e, se possível, estar com as receitas médicas ou bulas dos remédios em mãos no dia da coleta.

Dieta

Para a realização da maioria dos exames de laboratório, não é mais necessário estar em jejum. Dos exames realizados com mais frequência, apenas a análise de Glicemia requer jejum de 8 horas antes da coleta. Recomendamos que o paciente entre em contato conosco ou com o próprio médico para verificar a necessidade da dieta.

Intercorrências na coleta de exames

Durante ou após a realização de exames, podem surgir reações adversas e imprevisíveis. Em caso de mal-estar, comunique imediatamente ao profissional.

A intercorrência mais frequente após a coleta é o hematoma. Para evitar tal efeito, pressione o local da punção por, no mínimo, dois minutos e evite esforço muscular no braço onde ela foi realizada. O uso de compressa de água fria durante as primeiras 24 horas, seguido de compressa de água morna a partir do segundo dia, são medidas que ajudam na remoção de hematomas. Se o problema persistir, é recomendável procurar o laboratório.

Exames de Anatomia Patológica e Citopatologia

Anatomia patológica de biópsias e peças cirúrgicas, Citologia aspirativa de líquidos cavitários e secreções, Citologia vaginal, Citologia diferencial, Colorações especiais e outros, Imunohistoquímica (Painel de Câncer de Mama).

Biópsias, peças cirúrgicas e outros, devem ser conservados em formol a 10%. Caso necessário, poderemos fornecer frascos já com formol a 10%. Consulte-nos.

Exames de Análises Clínicas

Em relação à coleta de sangue para a realização de exames laboratoriais, é importante que se conheçam, controlem e, se possível, evitem algumas variáveis capazes de interferir com a exatidão dos resultados. Algumas são: a realização de atividade física, o jejum, a dieta e o uso de medicamentos.

Habitualmente, para a coleta de sangue para exames laboratoriais, é preconizado um período de jejum, pois os estados pós-prandiais, em geral, são acompanhados de algum grau de turbidez do soro, o que pode interferir em algumas metodologias. É importante referir que o conceito de jejum diz respeito ao tempo no qual o indivíduo não recebe nenhum aporte calórico. Dessa forma, a ingestão de água não interrompe o período de jejum, mas a administração de nutrição, mesmo parenteral, deve ser considerada como possível interferente.

Na população pediátrica e de idosos, o tempo de jejum deve guardar relação com os intervalos de alimentação. Também devem ser evitadas coletas de sangue após períodos muito prolongados de jejum, acima de 16 horas. O período de jejum habitual para a coleta de sangue de rotina é de 8 horas, podendo ser reduzido a 4 horas para a maioria dos exames.

O paciente deve contatar o laboratório clínico para receber informações adicionais e complementares como orientações sobre a necessidade de jejum para realização dos exames, a necessidade de retirada antecipada de frascos próprios para a coleta material biológico, bem como a forma de preservar este material até sua entrega no laboratório.

Essa comunicação direta permite uma colaboração eficaz entre o paciente e o laboratório, contribuindo para a qualidade e integridade dos resultados dos exames.

Fonte: Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) : coleta e preparo da amostra biológica. – Barueri, SP: Manole: Minha Editora, 2014.

Informações importantes

 Não congelar o material. Mantê-lo refrigerado até o envio ao laboratório, de preferência o mais rápido possível.

A história clínica, relatório médico e exames de imagem (RX, endoscopia etc.) são indispensáveis para uma boa correlação anatomopatológica, bem como o local exato da retirada da lesão.

Para outros exames não previstos nesta lista, o cliente poderá consultar nossa CENTRAL DE INFORMAÇÕES no telefone: (71) 3504-5240. Teremos satisfação em atendê-lo.