Laboratório José Silveira

Para a realização de exames laboratoriais com resultados precisos, é fundamental evitar alterações drásticas na rotina pessoal, como mudança nos hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e ingestão de bebida alcoólica. Também é importante informar ao Laboratório todos os medicamentos em uso e, se possível, estar com as receitas médicas ou bulas dos remédios em mãos no dia da coleta.

Dieta

Para a realização da maioria dos exames de laboratório, não é mais necessário estar em jejum. Dos exames realizados com mais frequência, apenas a análise de Glicemia requer jejum de 8 horas antes da coleta. Recomendamos que o paciente entre em contato conosco ou com o próprio médico para verificar a necessidade da dieta.

Intercorrências na coleta de exames

Durante ou após a realização de exames, podem surgir reações adversas e imprevisíveis. Em caso de mal-estar, comunique imediatamente ao profissional.

A intercorrência mais frequente após a coleta é o hematoma. Para evitar tal efeito, pressione o local da punção por, no mínimo, dois minutos e evite esforço muscular no braço onde ela foi realizada. O uso de compressa de água fria durante as primeiras 24 horas, seguido de compressa de água morna a partir do segundo dia, são medidas que ajudam na remoção de hematomas. Se o problema persistir, é recomendável procurar o laboratório.

Exames de Anatomia Patológica e Citopatologia

Anatomia patológica de biópsias e peças cirúrgicas, Citologia aspirativa de líquidos cavitários e secreções, Citologia vaginal, Citologia diferencial, Colorações especiais e outros, Imunohistoquímica (Painel de Câncer de Mama).

Biópsias, peças cirúrgicas e outros, devem ser conservados em formol a 10%. Caso necessário, poderemos fornecer frascos já com formol a 10%. Consulte-nos.

Informações importantes

 Não congelar o material. Mantê-lo refrigerado até o envio ao laboratório, de preferência o mais rápido possível.

A história clínica, relatório médico e exames de imagem (RX, endoscopia etc.) são indispensáveis para uma boa correlação anatomopatológica, bem como o local exato da retirada da lesão.

Para outros exames não previstos nesta lista, o cliente poderá consultar nossa CENTRAL DE INFORMAÇÕES no telefone: (71) 3504-5240. Teremos satisfação em atendê-lo.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade