Fundação José Silveira

Versos de Liberdade

Versos de Liberdade

A poesia utilizada para promover a humanização e fortalecer o exercício da cidadania é a proposta do Projeto Versos de Liberdade: cuidando de quem cuida para transformar o futuro de todos. O Projeto é uma realização da Fundação José Silveira (FJS), Casa Poema, instituição criada pela atriz e poeta Elisa Lucinda, e Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, com apoio da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Introduz de maneira inovadora e pioneira o trabalho com o discurso poético na formação e sensibilização de socioeducadores e jovens em cumprimento de medida sócioeducativa. O Projeto foi apresentado hoje (20/03), no auditório do Ministério Público do Estado, com um recital de poemas declamados pelos participantes.

A superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito, destacou os principais benefícios desta iniciativa: “valoriza a autoestima, a criatividade, a expressão de ideias e sentimentos e o uso da palavra para o diálogo pacificador”. Por sua vez, a representante da OIT, Thais Dumet, afirmou que o Projeto “toca as pessoas interiormente e muda o olhar em relação a estes jovens, resgatando a sua dignidade”. Outro aspecto importante ressaltado pela diretora geral da Fundac, Ariselma Pereira é “promover com a humanização, reafirmando a prática dos direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. “Já constatamos os resultados desta experiência no cotidiano dos socioeducadores, que relatam a melhoria do diálogo e melhor uso do dom da palavra na mediação e superação de desafios e conflitos”, disse a atriz, poeta e escritora Elisa Lucinda.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade