A Fundação José Silveira vai inaugurar, no dia 7 de maio, a UTI Neonatal da Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, a primeira da região. A nova ala do Hospital conta com 14 leitos, traz o que há de mais moderno em tecnologia de equipamentos no campo da neonatologia e dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializada em atendimento neonatal. A Santa Casa oferece, também, cinco leitos clínico-neonatos de apoio a UTI Neonatal, utilizados por bebês antes da alta hospitalar.

A UTI Neonatal complementa a assistência integral ao Serviço de Obstetrícia do Hospital, que possui um Centro de Parto Normal, Centro de Parto para atendimento a gestante de alto risco, clínica obstétrica e assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possuindo capacidade para 8.000 atendimentos por ano. Para os moradores de Jequié e região, as instalações representam uma enorme segurança aos pais e bebês. Isso porque, sem precisar se deslocar para a capital, eles contarão com tecnologia avançada, serviços de ponta e atendimento humanizado, um diferencial da Fundação.

Uma Unidade completa
Além da UTI Neonatal, a Santa Casa passou por uma reformulação para atender as demandas da população e ampliou os serviços para realização de exames preventivos, consultas em obstetrícia e ginecologia, atendimentos em emergências e urgências obstétricas e realização de tratamento clínico da gestante. A estrutura conta, ainda, com mais 28 leitos de clínica obstétrica, 2 leitos de UTI adulto e 10 leitos para o Centro de Parto Normal. Outro ponto de destaque é que não só as mães serão assistidas, mas também o recém-nascido, com alojamento conjunto, cuidados intensivos e intermediários. Mães que moram em outros municípios e tiverem seus filhos internados na Neo terão à disposição a Casa de Convivência, que dará apoio para elas durante o período que o bebê estiver internado na Santa Casa. Com isso, a FJS amplia ainda mais a assistência à saúde da população de Jequié e região, que já dispunha do Centro Médico Brahim Yossef, da própria Santa Casa e de um Núcleo do programa Saúde e Cidadania, que garante a regularidade dos atendimentos sociais e de saúde no município.