Fundação José Silveira

Em visita in loco, Ministério da Saúde enaltece atuação da Fundação José Silveira no combate à tuberculose

Em visita in loco, Ministério da Saúde enaltece atuação da Fundação José Silveira no combate à tuberculose

“O mapeamento dos casos de tuberculose em Salvador, aliado à proteção social e ao tratamento integral do paciente, tem feito o IBIT atingir indicadores expressivos de cura e abandono do tratamento; um modelo de assistência que deve ser replicado por outros estados”. A declaração de Artemir Coelho, consultor técnico do Ministério da Saúde, no Programa Antituberculose, reafirma a história incessante de luta do Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT). A unidade é um legado do Professor José Silveira, dedicada à produção científica e à assistência médica multidisciplinar, há 85 anos.

“Tenho 97 anos e continuo alimentando em meu interior a chama que o Professor José Silveira acendeu. Para mim ele foi um cientista e um apóstolo que dedicou toda sua vida ao combate da tuberculose, deixando para nós, da Fundação José Silveira, a grande missão de perpetuar esse trabalho até alcançar a meta da Organização Mundial de Saúde, de erradicação da doença”, vibrou Dr. Geraldo Leite, Presidente da Instituição.

Dia Municipal de Combate à Tuberculose

A data simbólica marcou a visita da Coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão respiratória de Condições Crônicas do Ministério da Saúde às instalações do IBIT, do Biorrepositório e, também, das Unidades Móveis de Saúde com atendimentos gratuitos na comunidade do Calabar. O trabalho “extra-muros” chamou a atenção de Denise Arakaki, consultora técnica do Ministério da Saúde: “A atuação do IBIT contra os determinantes sociais da saúde, além do acolhimento e cuidado com os pacientes, tem feito toda a diferença, não só no município de Salvador. Nós saímos daqui bastante felizes e orgulhosos de termos essa fortaleza no Brasil”, concluiu.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade