Fundação José Silveira

Sessão científica no IBIT apresenta avanços e desafios relacionados à tuberculose

Sessão científica no IBIT apresenta avanços e desafios relacionados à tuberculose

As descobertas recentes sobre as reações imunes e a evolução da tuberculose foram discutidas na sessão científica realizada hoje no IBIT, como parte das atividades comemorativas dos 80 anos da Fundação José Silveira. “A tuberculose tem sido bastante negligenciada pela falta de investimentos em pesquisa e ações efetivas para o combate à doença, ao contrário da experiência bem sucedida no IBIT, que avança na produção científica e tem resultados acima da média nacional na cura da doença”, afirmou o pesquisador do Centro de Pesquisas da FJS, o médico imunologista Bruno Bezerril Andrade, que apresentou o tema. Ao saudar os participantes da sessão, o presidente da Fundação José Silveira, Dr. Geraldo Leite, afirmou que “Professor José Silveira foi um homem visionário, que definiu a pesquisa como resposta para muitos problemas da tuberculose, além de implantar, junto com Dona Ivonne, um trabalho de atenção social aos pacientes”.

Na ocasião, o coordenador técnico-científico da FJS, Dr João Carlos Coelho Filho destacou a importância de novos estudos, sobretudo diante da alta incidência da tuberculose e das taxas de cura abaixo das metas previstas pelos órgãos competentes. “Ainda não sabemos realmente como a doença se manifesta e estamos estudando novos recursos, como a pesquisa sobre o teste imunológico Igra, que está em andamento no IBIT”, disse Dr. Bruno Bezerril. Durante o evento, houve o lançamento do boletim epidemiológico do IBIT, apresentado pelo coordenador de pesquisa da FJS na área de doenças infecciosas, Dr. Eduardo Martins Netto: “Essa publicação traz uma compilação de dados dos atendimentos realizados com pacientes oriundos dos diversos bairros de Salvador, nos últimos anos”.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade