Fundação José Silveira

Noite reconfortante

Noite reconfortante

Tenha um horário regular para dormir: Dormir todos os dias no mesmo horário faz o corpo se ‘programar’ para descansar sempre no mesmo período do dia. Definir um horário fixo tanto para dormir como para acordar faz com que o corpo gaste e recupere as energias de forma mais eficiente.

Mantenha o peso ideal: Pessoas obesas têm mais chances de enfrentar problemas como o ronco e a apneia, o que torna a qualidade do sono bastante baixa. Quando uma pessoa está no sobrepeso, acumula tecido adiposo na região do pescoço. Essa massa extra pressiona as vias respiratórias o que pode causar o estreitamento da faringe e, em alguns casos, até o seu fechamento.

Não fique na cama:  Caso o sono não apareça em até meia hora, o melhor é levantar e procurar alguma atividade relaxante, como meditação ou ler um livro.

Evite consumir cafeína após 18 horas: É necessário evitar o consumo excessivo de cafeína depois do almoço e evitar os seguintes alimentos: café, guaraná, energéticos, alguns refrigerantes e chás.

Deixe de fumar: Durante o sono, o fumante entra em um estado de abstinência à nicotina, o que acaba provocando despertares ao longo da noite.

Prepare o ambiente ideal para dormir: Ter um local confortável para dormir é essencial para ter uma boa noite de sono. Pelo mesmo motivo, boa parte dos casos de insônia é causada pela má escolha do travesseiro, do colchão e dos lençóis.

Desligue a TV: Outro ponto negativo da televisão é que, quando uma pessoa está com insônia e vai logo ver um programa na TV, fica mais concentrada, o que a deixa com menos sono ainda. Além de interromper a ação da melatonina, hormônio responsável pelo sono que só é produzido em ambientes escuros, devido à claridade, a televisão também atrapalha por fazer barulho de forma não contínua.

Tenha uma alimentação leve: É muito importante ter o cuidado de diminuir a ingestão de comidas gordurosas e evitar o consumo de grandes quantidades de alimentos antes de dormir.

Coma banana: Um estudo feito por pesquisadores da Universidade das Filipinas mostrou que pessoas que ingerem bananas pouco antes de dormir têm menos chances de insônia. A banana é um alimento muito rico em triptofano, que é um precursor da serotonina que, por sua vez, é um neurotransmissor que está presente nas áreas controladoras do sono no cérebro.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade