Fundação José Silveira

Movimento Nós Podemos Bahia promove seminários para municipalização dos ODM no Baixo Sul baiano

Movimento Nós Podemos Bahia promove seminários para municipalização dos ODM no Baixo Sul baiano

Em busca de atingir as metas voltadas à melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros, representantes da Fundação José Silveira (FJS), do Ministério Público do Estado da Bahia e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade /Nós Podemos visitaram, entre os dias 22 a 26 de abril, as cidades de Piraí do Norte, Nilo Peçanha e Valença. Nos encontros, foram realizados seminários sobre a importância da municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e constituídos os Núcleos Municipais, formados por representantes do Poder Público, da sociedade civil e setor privado. Esses núcleos terão o compromisso de acompanhar os indicadores econômicos e sociais locais e promover ações para o alcance dos ODM. Na oportunidade, os moradores das comunidades ainda foram contemplados com a Caravana Saúde e ODM, que ofereceu diversos serviços gratuitos de saúde realizados pela equipe multidisciplinar da Fundação José Silveira.

De acordo com a representante do PNUD e do Movimento Nacional Nós Podemos, Inalda Barros, a ONU estipulou que os 191 países comprometidos com o alcance dos ODM devem prestar contas até 2015. “O Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD) aportou recursos para que todos os núcleos mobilizem e articulem pessoas para conhecerem os ODM. O objetivo é constituir núcleos em todos os municípios brasileiros e fortalecer a rede de multiplicadores dessas metas.” Barros falou sobre os desafios desse trabalho. ”Tem sido uma maratona, mas o Brasil vai atingir os oito Objetivos, através da participação ativa do poder público, nas esferas municipal, estadual e federal, e da sociedade civil”, assegurou.

Monica Moreira, gerente da Unidade Assistencial de Saúde da FJS, instituição âncora do Movimento Nós Podemos Bahia, falou sobre a relevância da municipalização, por meio da implantação de núcleos locais. “É importante que o acompanhamento dos indicadores seja no próprio município, através da formação do Núcleo Municipal, porque é a comunidade quem mais conhece a sua realidade”.

Pensamento partilhado pelo promotor de justiça Clodoaldo Anunciação, que comemorou o sucesso da iniciativa. “Saímos motivados por conseguir lançar a boa semente na região. Daqui a algum tempo, vamos colher os resultados desses grupos que estiveram aqui e multiplicaram os ideais dos ODM para a redução das desigualdades sociais”.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade