-
Hospital Santo Amaro
Referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral
-
IBIT
Matriz da FJS e destaque nacional no combate à tuberculose
-
Soluções em Saúde para Empresas
Referência em soluções completas e personalizadas em Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Gestão Ambiental.
-
Laboratório José Silveira
Qualidade e excelência em análises clínicas e anatomia patológica
-
IBR
Modelo em reabilitação de casos de limitações psicomotoras
-
Hospital Cristo Redentor
Atende a demanda de partos e de emergências em Itapetinga (BA)
-
Centro de Reabilitação da Ribeira
Atendimento especializado a pacientes com deficiências
-
Hospital Geral de Itaparica
Atendimento de urgência, obstétrico e cirúrgico
-
Santa Casa de Jequié
Qualidade em assistência obstétrica e clínica em Jequié (BA)
-
Saúde e Cidadania
Programa que leva saúde e assistência social a quem mais precisa
-
NICSA - Memorial em Santo Amaro
Memorial em Santo Amaro
Em busca de atingir as metas voltadas à melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros, representantes da Fundação José Silveira (FJS), do Ministério Público do Estado da Bahia e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade /Nós Podemos visitaram, entre os dias 22 a 26 de abril, as cidades de Piraí do Norte, Nilo Peçanha e Valença. Nos encontros, foram realizados seminários sobre a importância da municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e constituídos os Núcleos Municipais, formados por representantes do Poder Público, da sociedade civil e setor privado. Esses núcleos terão o compromisso de acompanhar os indicadores econômicos e sociais locais e promover ações para o alcance dos ODM. Na oportunidade, os moradores das comunidades ainda foram contemplados com a Caravana Saúde e ODM, que ofereceu diversos serviços gratuitos de saúde realizados pela equipe multidisciplinar da Fundação José Silveira.
De acordo com a representante do PNUD e do Movimento Nacional Nós Podemos, Inalda Barros, a ONU estipulou que os 191 países comprometidos com o alcance dos ODM devem prestar contas até 2015. “O Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD) aportou recursos para que todos os núcleos mobilizem e articulem pessoas para conhecerem os ODM. O objetivo é constituir núcleos em todos os municípios brasileiros e fortalecer a rede de multiplicadores dessas metas.” Barros falou sobre os desafios desse trabalho. ”Tem sido uma maratona, mas o Brasil vai atingir os oito Objetivos, através da participação ativa do poder público, nas esferas municipal, estadual e federal, e da sociedade civil”, assegurou.
Monica Moreira, gerente da Unidade Assistencial de Saúde da FJS, instituição âncora do Movimento Nós Podemos Bahia, falou sobre a relevância da municipalização, por meio da implantação de núcleos locais. “É importante que o acompanhamento dos indicadores seja no próprio município, através da formação do Núcleo Municipal, porque é a comunidade quem mais conhece a sua realidade”.
Pensamento partilhado pelo promotor de justiça Clodoaldo Anunciação, que comemorou o sucesso da iniciativa. “Saímos motivados por conseguir lançar a boa semente na região. Daqui a algum tempo, vamos colher os resultados desses grupos que estiveram aqui e multiplicaram os ideais dos ODM para a redução das desigualdades sociais”.