Fundação José Silveira

FJS promove ações educativas em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

FJS promove ações educativas em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), unidade da Fundação José Silveira (FJS), promoveu, entre os dias 24 e 28 de março, uma série de atividades voltadas à promoção da saúde. A iniciativa ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no primeiro dia de atividades. O evento foi realizado no auditório do IBIT e em comunidades de Salvador, com ações de sensibilização, palestras, distribuição de materiais informativos e busca por sintomáticos respiratórios.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Curadores da FJS, Dr. Geraldo Leite, resgatou a história de fundação do IBIT. “No momento em que Salvador apresentava uma das maiores taxas de tuberculose do país, o visionário José Silveira fundou o IBIT. Anos depois, vemos que a instituição se tornou referência no controle da doença, porque os seus ensinamentos se perpetuaram”. Ao reforçar a necessidade de atuação permanente no combate à tuberculose, Dr. Geraldo parafraseou o professor: “A tuberculose ainda não acabou, a luta continua”.

Foco nas comunidades
Durante as palestras, um assunto bastante comentado foi as distorções sociais que contribuem diretamente para o diagnóstico da doença. Segundo o coordenador técnico-científico do IBIT, Dr. João Carlos Coelho Filho, “há uma correlação das taxas de incidência de tuberculose com as taxas de pobreza. Há muitos indivíduos vivendo em situação de desnutrição, com baixa renda, habitando mal, sem condições sanitárias, conglomerados e sem acesso à informação. Todos esses fatores dificultam o tratamento”. Ainda de acordo com Dr. João, “não é apenas questão de informar que a tuberculose pode ser tratada e curada em seis meses, há outras complicações. A multirresistência, por exemplo, é uma coisa que assusta o mundo inteiro”.
Atenta à essa necessidade, a Fundação ultrapassou as barreiras da sede, levando as ações educativas às comunidades de Plataforma, Praça da Piedade, Pero Vaz e Feira de São Joaquim. A feirante Uraneide da Silva Santos Ramos, 44 anos, foi uma das beneficiadas pela iniciativa e disse “ter aproveitado o atendimento para esclarecer algumas dúvidas e pedir uma requisição para sua mãe, que apresenta tosse constante, fazer um exame mais detalhado”.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade