Fundação José Silveira

FJS mantém no IBIT principal fórum científico do estado sobre a tuberculose

FJS mantém no IBIT principal fórum científico do estado sobre a tuberculose

Temas de amplo interesse para melhor controle da tuberculose e seus efeitos estão sendo alvo de estudos científicos realizados por meio do Centro de Pesquisas da Fundação José Silveira (FJS). Questões como a eficácia no aumento de drogas no tratamento, sequelas da doença, ameaças do tabagismo, busca de contatos, papel do colesterol e co-infecções associadas à tuberculose são os temas das pesquisas em andamento, discutidos no dia 29/06, em sessão científica especial, apresentada por Dr. Eduardo Martins Netto, pesquisador da FJS. O especialista fez uma abordagem sobre a epidemiologia da doença, divulgando alguns dos principais achados das pesquisas. “Esses estudos reforçam o diagnóstico, ajudam a melhorar o controle do tabagismo, trazem indicadores para a gestão da doença e melhor conhecimento sobre os diferentes aspectos relacionados à tuberculose”, comentou.

Rede internacional de pesquisa
Junto com as pesquisas realizadas em parceria com instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade de Bonn (Alemanha), a Fundação José Silveira também atua em consórcios multinacionais de pesquisa clínica. “Com o empenho da Fundação José Silveira, hoje estamos atuando no Monster, rede multinacional de pesquisas sobre a tuberculose”, ressaltou Dr. Bruno Andrade, pesquisador da FJS. A Fundação é responsável pelo armazenamento do biorrepositório no Brasil, as amostras serão utilizadas para pesquisas do RePORT.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade