Fundação José Silveira

Jequié é presenteada com a primeira UTI Neonatal da região

A comunidade de Jequié vivenciou uma manhã histórica na terça-feira (7), quando a Fundação José Silveira (FJS) inaugurou a UTI Neonatal da Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, a primeira da região. A nova ala do Hospital conta com 14 leitos, os mais modernos recursos tecnológicos e uma equipe multidisciplinar de profissionais especializada em atendimento neonatal. Marcada por homenagens e momentos de emoção, a celebração reuniu autoridades como o governador do Estado, Jaques Wagner, o deputado federal, Antonio Brito, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, o presidente da FJS, Dr. Geraldo Leite, além de prefeitos e vereadores de Jequié e região.

Após conhecer as instalações do Hospital e descerrar a placa de inauguração da UTI Neonatal, o governador Jaques Wagner destacou o trabalho conjunto entre o Estado e a FJS. “A parceria com a Fundação José Silveira tem sido muito importante para o desenvolvimento da Saúde da Bahia. Hoje, com a inauguração desta moderna UTI Neonatal, as mães da região vão ficar mais tranquilas para ter seus filhos. Esse é um salto de qualidade muito significativo para Jequié”, comemorou. O mesmo pensamento foi partilhado pelo presidente da FJS, Dr. Geraldo Leite, que assegurou: “esse Hospital dará ao povo de Jequié um atendimento completo, integrado e humanizado. Não será mais preciso se deslocar para outros centros urbanos à procura de atendimento”.

Por sua vez, o deputado federal Antonio Brito, presidente da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), ressaltou a importância da Santa Casa para a região. “A Santa Casa é uma das maiores conquistas para Jequié e cidades vizinhas em termos de Saúde pública, nos últimos anos. É uma unidade moderna que só tende a crescer, com a força do Governo e da Fundação José Silveira. Todos juntos para servir a pais e a mães, que buscam uma assistência qualificada”, enfatizou Brito, que recebeu moções de agradecimento concedidas por nove vereadores da região pelo seu apoio à concretização desse empreendimento.

Dignas homenagens
Ao longo do evento, três personalidades femininas de Jequié receberam dos representantes da FJS placas de home-nagem pelas contribuições à cidade: senhoras Judith Rabelo Borges (in memoriam), Hildete Brito Lomanto e Cleonice Garcia Ribeiro. “Essas placas ficarão afixadas na Galeria ‘Mulheres que Fazem a Diferença’, na Sala de Convivência do Hospital. A nossa proposta é difundir junto ao público e eternizar personalidades femininas de destaque por seu exemplo de liderança e honradez e ações positivas empreendidas e reconhecidas pela população local”, celebrou a superintendente da FJS, Leila Brito, acrescentando que, a cada ano, será identificada e homenageada uma nova mulher de destaque no município.

Emocionada ao receber a placa, Cleonice Ribeiro, mais conhecida como Dona Nice, responsável pela doação do terreno onde foi construído o hospital, festejou mais uma etapa de ampliação da Santa Casa. “É uma alegria muito grande e me sinto realizada. Nunca pensei que este terreno fosse se transformar em um hospital tão lindo”, reconheceu.

Uma Unidade completa
Além da UTI Neonatal, a Santa Casa passou por uma reestruturação para atender às demandas da população e ampliou os serviços para realização de exames preventivos, consultas em obstetrícia e ginecologia, atendimentos em emergências e urgências obstétricas e realização de tratamento clínico da gestante. A estrutura conta, ainda, com mais 28 leitos de clínica obstétrica, 2 leitos de UTI adulto e 10 leitos para o Centro de Parto Normal. Com isso, a FJS amplia, ainda mais, a assistência à saúde da população de Jequié e região, onde já mantém o Centro Médico Brahim Yossef, ligado à  Santa Casa, e um Núcleo do Programa Saúde e Cidadania, que garante a regularidade dos atendimentos sociais e de Saúde no município.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade