Fundação José Silveira

Conselho de Enfermagem capacita profissionais do HSA

Conselho de Enfermagem capacita profissionais do HSA

Enfermeiros e técnicos de nefermagem do Hospital Santo Amaro (HSA) receberam, no dia 15 de abril, capacitação do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA) sobre a importância dos registros de enfermagem. O encontro, que aconteceu no auditório do IBIT, reuniu 90 profissionais da Instituição. A mesma qualificação será realizada no dia 18 de abril, com outros membros da equipe de enfermagem, objetivando atingir 80% do quadro.

Os registros efetuados pela equipe de enfermagem têm a finalidade essencial de fornecer informações sobre a assistência prestada, assegurar a comunicação entre os membros da equipe de saúde e garantir a continuidade das informações nas 24 horas, condição indispensável para a compreensão do paciente, de modo geral. Segundo a coordenadora de Enfermagem do HSA, Vivalnita Mendonça, “os registros são documentações legais que, além de descrever de forma fidedigna o que ocorre com o paciente, respaldam a assistência prestada pelo profissional de enfermagem, valorizando, assim, as ações da equipe”, esclareceu.

Ainda de acordo com a coordenadora, existe uma preocupação muito grande do HSA com os registros de enfermagem, tanto que a Unidade realiza eventos com esse tema outras vezes durante o ano. “Nossos profissionais já produzem registros de muita qualidade, e a nossa intenção é manter esse nível de excelência e ampliar os conhecimentos da equipe, principalmente dos novos colaboradores”, explicou. “Em razão desta nossa linha de trabalho, convidamos o COREN para prestar essa qualificação”, acrescentou.

A representante do COREN-BA, Ângela Monteiro, informou que a insuficiência dos registros tem sido objeto de diversas denúncias ao Conselho. “Temos observado, quando avaliamos os registros, uma grande deficiência nessas documentações, que são importantíssimas ferramentas de assistência”. Para ela, o alinhamento entre Conselho e hospitais é muito importante para o bom desempenho das atividades, principalmente com esses eventos, quando há oportunidade de apresentar os aspectos legais e éticos da demanda.

“O Hospital está de parabéns, a partir do momento que nos convoca para discutir esse assunto, com o intuito de prevenir infrações éticas nessa esfera dos registros, orientando os profissionais, conscientizando-os sobre a importância do tema, fornecendo subsídios para respaldá-los legalmente”, concluiu Ângela Monteiro.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade