Fundação José Silveira

Mitos e verdades: alimentação

Mitos e verdades: alimentação

Quando comemos feijão, garantimos ao nosso organismo a quantidade adequada de ferro?
Infelizmente Não. Embora contenham ferro, alimentos como feijão, beterraba, verduras verdes e ovos só são boas fontes desse nutriente se forem consumidos junto com alimentos ricos em vitamina C. Isso porque a vitamina C ajuda o seu organismo a absorver melhor o ferro. Experimente, por exemplo, colocar algumas gotas de limão no feijão ou na salada.

Existe algum alimento completo?
Somente o leite materno pode ser considerado um alimento completo, e ainda assim, apenas para as crianças até seis meses de idade. A partir de então, mesmo o leite materno precisa ser complementado por alimentação saudável e diversificada. A alimentação deve ser variada para suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais, assim como não se recomenda a utilização de suplementos vitamínicos sem acompanhamento de um profissional de saúde especializado.

Como a dieta detox utiliza alimentos in natura, pode ser realizada sem restrições?
Não. Sabe-se que nosso corpo é exposto a toxinas e que alguns nutrientes presentes em certos alimentos podem ajudar na eliminação dessas substâncias. Porém, ainda não são conhecidos os efeitos de alimentos com propriedades detox em estudos científicos. Os grandes benefícios obtidos pela dieta detox estão associados à presença de alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, hortaliças e grãos, alimentos que são ricos em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes e ajudam no combate aos radicais livres. Por isso, de maneira geral, uma alimentação com grande variedade desses alimentos auxilia no controle do peso e na manutenção da saúde, independentemente de eliminar toxinas do corpo ou não. Essa dieta, porém, possui baixo valor calórico e pouca proteína, o que pode trazer prejuízos para a saúde se praticada em período prolongado, além de efeitos adversos relatados pelos usuários, como insônia, enjoo e dor de cabeça.

A dieta alcalina ajuda a emagrecer?
Não se sabe ao certo. A dieta alcalina é baseada no pH (grau de acidez) dos alimentos, porém, a insuficiência de estudos dificulta a compreensão dos efeitos desta dieta. Entre os possíveis benefícios da dieta alcalina estão uma maior absorção de potássio, sódio e magnésio, o que pode trazer benefícios para os ossos e reduzir a perda de massa muscular. Entretanto, por não haver definição clara sobre a composição da dieta alcalina, os alimentos mais utilizados acabam sendo as frutas e hortaliças.

As dietas sem glúten e sem lactose são recomendadas para pessoas saudáveis?
Fala-se muito sobre uma possível inflamação intestinal causada pelo glúten e pela lactose em pessoas que não apresentam a doença celíaca e não são intolerantes à lactose, mas ainda não há pesquisas conclusivas que sustentem a recomendação de se excluir o glúten ou a lactose da alimentação habitual para pessoas saudáveis. Também não há comprovação de que essas restrições, por si só, possam levar à perda de peso.

Dietas com restrição de carboidrato ajudam a manter o peso ideal?
Até o momento, são poucos os estudos que avaliam a efetividade das dietas com restrição de carboidrato, embora muitas pessoas já tenham declarado que conseguiram perder peso dessa forma. Porém, observa-se que esse tipo de dieta não consegue ser mantido por muito tempo, além de não promover a reeducação alimentar e a adoção de outros hábitos de vida saudáveis. Um levantamento feito com pessoas que adotaram esse tipo de dieta mostrou que aproximadamente 75% retornam ao peso anterior. É importante lembrar que a ingestão elevada de proteínas pode sobrecarregar os rins e desregular o metabolismo da pessoa.

A dieta vegetariana é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo?
Sim. O vegetarianismo caracteriza-se pela exclusão de carnes e derivados da alimentação. Existem, ainda, os vegetarianos estritos que excluem também os ovos, leites e derivados. A dieta vegetariana substitui a carne por cereais, em grande parte integrais, leguminosas, oleaginosas, frutas e hortaliças que, quando consumidos em combinações adequadas, atingem as recomendações nutricionais para indivíduos saudáveis em todos os ciclos da vida. Isso ocorre principalmente se o vegetariano consumir ovos, leites e derivados. No entanto, alguns vegetarianos, principalmente os estritos, podem ter deficiência de vitaminas D e B12, encontradas em alimentos de origem animal. Por isso, devem controlar regularmente os níveis sanguíneos dessas vitaminas e fazer acompanhamento com profissionais de saúde. Outro ponto que merece atenção é que, ao excluir da dieta alimentos derivados de proteína animal, os vegetarianos acabem realizando substituições pouco saudáveis, aumentando inadequadamente a quantidade de carboidratos consumidos. Por isso, sugere-se que sejam acompanhados por nutricionistas, para melhor orientação da substituição dos alimentos, sem risco de deficiência ou quantidades excessivas de nutrientes. Fonte: Ministério da Saúde

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade