Fundação José Silveira

A Palavra de José

A Palavra de José

  • Editora: Academias de letras e de Medicina da Bahia – Salvador- Bahia
  • Publicação:
  • Autor: Prof. José Silveira

Comentavam os que tiveram a ventura de ouvi-lo, que o meu Pai era dotado de grandes qualidades oratórias. Toda a infância passei sob o influxo do meu Tio materno, Padre José Gomes Loureiro, reconhecidamente um dos melhores oradores sacros do seu tempo. Mas, nunca me senti mordido pelos terríveis pruridos tribunícios.

Comecei a falar de público com imensa timidez. E, ainda hoje, é com o maior temor, que enfrento as plateias. Não, que a palavra me seja difícil. Meu grande receio é que não sendo justa e oportuna, possa externar pensamentos inadequados e vulgares, ou chegar a trair o que desejaria dizer.

Não sou, nem nunca fui, assim, um homem do peço a palavra. Todas as orações que proferi, foram solicitadas ou mesmo impostas pelas circunstâncias da praxe, sob o imperativo da cortesia ou do protocolo.

Como bahiano, no entanto, que disso faz praça e se orgulha, frequentemente me apanharam para discursar, na crença ou sob pretexto – mistura de admiração e ironia – de que todos os que aqui nascemos falamos bem, com apuro e elegância. Por isso, apesar das minhas constantes resistências, discursei muito, aqui e acolá, aquém e além-mar. Ora, por escrito, devidamente preparado; ora de improviso, designado no dia, na hora, no momento…

Não acreditando nas vantagens de3 divulgar tudo isso, entendo, porém, que certos pronunciamentos, pelas circunstâncias dos acontecimentos que os motivaram ou por que foram marcos iniciais de movimentos científicos e culturais hoje vitoriosos – devem ser salvos do total esquecimento. E nem tanto pelo seu valor literário, que é nem um; mas para dizer particularmente, as novas gerações, tão envenenadas pelo ceticismo e pela descrença, como podem ser regiamente compensados, em horas de infinita grandeza espiritual, os que, sem propósitos imediatistas e corriqueiros, trabalham e estudam sempre.

Mostrarão, numa época em que tão deteriorados se apresentam os valores culturais da nossa classe, como colegas eminentes e Instituições de elevada categoria universal, sabem premiar os que humildemente lutam, ainda quando seja um simples José, perdido na paisagem imprecisa da multidão.

Por estes e outros motivos, aparecem agora, compaginadas em livro, aquelas orações de esperança, gratidão e fé, com que pretendi envolver minhas pobres mensagens proferidas, em instantes fugazes como os relâmpagos, logo sepultadas nas sombras aniquiladoras do nada.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade