O Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose – IBIT, unidade mãe da Fundação José Silveira, acaba de realizar um feito inédito: a taxa de abandono do tratamento anti-tuberculose foi zero!
A Organização Mundial da Saúde recomenda percentuais de abandono inferiores a 5,0%. Na Europa esta taxa se mantém elevada (8,0%). Nas Américas, varia de 2,6% a 9,0%. No Brasil, é 10,4%. Os índices mais elevados são os das regiões Sudeste (10,78%), Sul (10,70%) e Norte (10,35%) e dos estados de Rondônia (14,35%), Rio Grande do Sul (13,60%) e Rio de Janeiro (12,64%). No Nordeste, a média é 11,00%. Apenas Acre e Piauí têm percentuais compatíveis com os preconizados pela OMS.
O abandono do tratamento é um obstáculo para o controle da tuberculose, porque mantém a continuidade da transmissão.
O tratamento dura no mínimo seis meses. Em alguns casos, a depender da cepa infectante, pode durar de doze a vinte e quatro meses. O paciente que não respeita estes prazos continua a ser uma fonte de infecção, possibilita a resistência farmacológica, posterga a cura, onera a terapia, aumenta a duração e a gravidade da doença, eleva a taxa de mortalidade e causa impacto econômico no sistema de saúde.
O IBIT é uma referência mundial no tratamento anti- tuberculose. Seus índices de abandono e de cura são invejáveis.
Os pacientes recebem tratamento multidisciplinar nas especialidades de Pneumologia, Tisiologia, Infectologia, Pediatria, Clínica Médica e Nutrição. O atendimento é humanizado. Conta com acompanhamento permanente dos Serviços de Nutrição e Enfermagem.
O Programa de Controle da Tuberculose (PCT) disponibiliza diagnóstico, tratamento e prevenção. O usuário tem à sua disposição exames de laboratório, bio-imagem e complementação alimentar, inclusive pão e leite de soja produzidos pela Fundação. Os socialmente vulneráveis recebem cestas básicas.
O IBIT se destaca pelo acolhimento e motivação. A família e os outros comunicantes contam com os mesmos recursos de diagnóstico e tratamento, além de palestras de cunho preventivo.
O vínculo com a Instituição é uma preocupação constante. Quando o paciente não comparece após os contatos telefônicos, o IBIT aciona a visitação domiciliar.
Adotando esta estratégia, a Fundação José Silveira tem conseguido resultados promissores. O percentual de abandono vem diminuindo de modo acentuado, a tal ponto que no mês de julho último não foi registrado nenhum caso de abandono.
O Professor José Silveira dedicou sua vida à luta contra a tuberculose, ou melhor, a uma sigla: IBIT. Portanto, ficaria muito feliz se soubesse que D. Leila e sua equipe de trabalho, seguindo sua orientação, conseguiram zerar a taxa de abandono.
Deus permita que assim continue, amanhã e sempre!!