Diante dos desafios sociais que se apresentam com a aceleração do envelhecimento populacional, realizamos, em parceria com a 8ª Promotoria de Justiça de Jequié, do Ministério Público do Estado da Bahia, a pesquisa “Rede de Atenção à pessoa idosa – desafios e perspectivas para a melhoria da assistência à população idosa de Jequié-BA”. Buscamos respostas e estratégias com o desafio de contribuir para que o envelhecimento populacional se estabeleça de forma saudável para toda a sociedade, inovando a concepção sobre a pessoa idosa, especialmente, as que se encontram em contexto de vulnerabilidade social.

O levantamento realizado em 2021 teve o objetivo de “contribuir para que gestores, técnicos, lideranças comunitárias e outros atores sociais interessados na garantia e promoção dos direitos da pessoa idosa, por meio da atuação em Rede, possam subsidiar suas práticas e orientar a elaboração e a gestão de políticas públicas, programas e projetos sociais para essa população”, explica Erotildes Santos, pesquisadora e mestre em Ciências da Saúde.

A pesquisa é mais uma das nossas iniciativas que reforça o compromisso que temos em contribuir para a construção de uma sociedade saudável e sustentável para todos. Faz parte de um conjunto de intervenções, realizadas pelo Projeto Acolher FJS, voltadas para a promoção da saúde da pessoa idosa na cidade de Jequié. Priorizando o desenvolvimento de ações em parceria, o projeto construiu um banco de dados com o contato de diversos equipamentos sociais da cidade de Jequié-BA.

HISTÓRICO

Através do Programa Santa Casa de Bairro em Bairro, vinculado ao Programa Saúde e Cidadania: Estratégias de Ação Integrada para o Território Baiano com sede em Salvador, ofertamos, desde 2011, a toda a população, incluindo as pessoas idosas, serviços voltados à promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida, com participação de equipe multidisciplinar dedicada ao cuidado integral. Iniciado em 2020, o Projeto Acolher FJS realiza ações de saúde e sociais para as pessoas idosas atendidas nas comunidades de Jequié, com consultas e exames, visita domiciliar, além de estratégias de mobilização da sociedade civil em prol da causa do envelhecimento saudável e humanizado.

Clique aqui e confira o e-book da pesquisa