Norteados pelas diretrizes de governança corporativa, avançamos na direção de um conjunto de boas práticas voltadas à conservação e restauração do meio ambiente, contribuindo para a consolidação
de uma sociedade sustentável. O momento presente demonstra uma revolução da sustentabilidade, resultado dos impactos ESG, mas as inovações socioambientais sempre fizeram parte do nosso processo evolutivo enquanto Instituição que cuida da saúde de forma integral.

Em 2013, firmamos parceria com o Ministério Público da Bahia para cooperação e fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), reforçando nossa atuação em diversas frentes dos ODM, como na redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde e qualidade de vida da gestante, valorização do meio ambiente, além do combate à tuberculose e à fome, desde a criação do IBIT, em 1937.
No ano de 2018, recebemos da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis o selo ambiental no “Desafio A Saúde pelo clima”, em reconhecimento à coleta seletiva de resíduos realizada pelo Hospital Santo Amaro. Também no Hospital, destacamos o consumo consciente por meio de um sistema de controle de vazão de água com estabilizadores em torneiras, chuveiros e descargas que possibilita a redução do consumo desse recurso tão precioso, evitando desperdício.

E, ainda, por meio do Programa Arboretum, gerenciado pela nossa Unidade de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, produzimos mais de 1,5 milhão de mudas florestais de mais de 400 espécies diferentes, como Pau Brasil, Aroeira e Jacarandá da Bahia, entre tantas outras iniciativas.

Nós, colaboradores da Fundação José Silveira, entendemos que somos agentes de transformação rumo ao futuro sustentável, praticando hoje ações que implicam em decisões estratégicas e mudança de comportamento para fortalecer nossa cultura.