Agosto foi designado pela Organização Mundial de Saúde como Agosto Dourado, que incentiva a disseminação da informação e conscientização sobre a amamentação. Dourado porque o leite materno é considerado *Padrão ouro* de alimento para o recém-nascido. Neste ano, a Gerência de Desenvolvimento e Assuntos Institucionais (GDAI), da Fundação José Silveira, colaborou com a luta promovendo ações durante a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), nas unidades Hospital Geral Roberto Santos; Maternidade Tysila Balbino e na Maternidade Albert Sabin.

A iniciativa, que tem abrangência mundial, é da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno – WABA (do inglês: “World Alliance for Breastfeeding Action”), que propõe que durante a primeira semana de agosto, sejam desenvolvidas e realizadas ações de promoção e fortalecimento da amamentação seguindo o tema deste ano, que é: “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

A Fundação José Silveira, através com a GDAI, apoiou as ações que vão de palestras educativas para as equipes assistenciais, até orientações para as gestantes, puérperas e acompanhantes. A abertura da semana contou com a apresentação de um violinista e brindes. Vivalnita Mendonça, Coordenadora Técnica da Gerência de Desenvolvimento e Assuntos Institucionais, da Fundação José Silveira, conta que em cada unidade foram realizadas ações diferentes, sejam elas nas enfermarias ou nos quartos de cada puérpera. “As ações do Agosto Dourado ajudam as mulheres que amamentam no enfrentamento das dificuldades que possam surgir. Nossa ideia é que as puérperas consigam transpor esse momento desafiador e recebam informação de qualidade da nossa equipe e apoio dos seus parceiros, pois isso é fundamental para quando a família vai para casa”, afirma Vivalnita Mendonça.