Centro de Pesquisa, aprendizagem e Inovação

Na área de pesquisa o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose – BIT, se tornou um dos sítios de recrutamento de pacientes com tuberculose e contactantes para o consórcio internacional RePORT (Regional Prospective Observational Research in Tuberculosis), que engloba países como a Índia, África do Sul, Indonésia e Estados Unidos, além do Brasil. Neste consórcio, pacientes e seus contactantes são avaliados em detalhes, tratados e seguidos por equipes clínicas especializadas e com maior grau de acreditação internacional. Os participantes desta iniciativa têm acesso ao que é de mais atual em termos de diagnóstico e tratamento, e são abordados de maneira semelhante em outros sítios nos diversos países participantes, o que possibilita comparar o padrão associado à doença causada pelo bacilo de Koch, além de facilitar estudos adicionais para identificação e testes de novas drogas, mais eficientes no combate à tuberculose. A participação da Fundação José Silveira neste consórcio é de fundamental importância porque ela mantém em suas dependências um repositório de amostras biológicas de pacientes e contactantes oriundas de todo o Brasil. Tal repositório tem valor científico inestimável, uma vez que poderá ser usado em diversos estudos avaliando novas abordagens profiláticas, diagnósticas e terapêuticas para a tuberculose. Esta iniciativa coloca a Fundação José Silveira novamente na vanguarda científica na área da tuberculose, em escala mundial.

Em 2015, a  Instituição virou a base de uma iniciativa multinational conhecida como MONSTER (Multinational Organization Network Sponsoring Translational and Epidemiological Research), que tem laboratórios na Índia, África do Sul, Israel e Estados Unidos. A iniciativa MONSTER proporcionou ao Centro de Pesquisa participar de vários consórcios internacionais na área da tuberculose.

Linhas de Pesquisa da Fundação José Silveira

  • Doenças Infecciosas;
  • Projetos Translacionais;
  • Saúde da Mulher;
  • Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Reabilitação e Doenças Neuromotoras;
  • Saúde e Humanidades;
  • Gestão e Tecnologia em Saúde;
  • Segurança e Meio Ambiente.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade