O Brasil apresenta alta taxa de mortalidade por câncer de próstata, uma vez que 90% dos homens são diagnosticados na fase avançada da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Esta situação acontece porque a maioria não vai ao médico e tem preconceito em relação ao exame de toque retal, método consagrado para avaliação de anomalias na próstata. Com o objetivo de promover a conscientização do público masculino e combater a doença, a Fundação José Silveira(FJS) se uniu ao Instituto Lado a Lado pela Vida e ao Instituto Eco D na promoção da Campanha de Combate ao Câncer de Próstata na Bahia. A campanha tem seu pontapé inicial nesse mês de novembro amanhã (09/11), na Arena Fonte Nova, quando os jogadores do Bahia vestirão a camisa do chamado “Novembro Azul”, como é denominada mundialmente esta mobilização.

Enquanto a bola rola no campo entre os times do Bahia e do Atlético Mineiro, o time da prevenção contra o câncer de próstata estará atuando. As três entidades parceiras responsáveis pela campanha “Um Toque, um Drible” farão a distribuição em massa de panfletos com informações esclarecedoras sobre a doença, a importância do diagnóstico e a busca do tratamento. A mobilização vai muito além do consagrado espaço do público masculino, a Arena Fonte Nova. Até o final de novembro, serão desenvolvidas ações para prevenção e identificação de casos suspeitos, com encaminhamento para as unidades de referência.

A Fundação José Silveira dá prosseguimento ao trabalho realizado ao longo do ano em feiras móveis de saúde na capital e no interior do estado, com ênfase na atenção à saúde do homem, neste mês de novembro. No dia 18 de novembro, serão disponibilizadas consultas médicas gratuitas para avaliação clínica de homens acima de 45 anos e a partir de 40 anos, com histórico familiar da doença, no Subúrbio Ferroviário. A ação se estende em benefício da população masculina nas cidades de Jequié, nos dias 27 e 28, e Ribeira do Pombal, nos dias 21 e 22, onde a Fundação José Silveira mantém, respectivamente, a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu e o Hospital Geral Santa Tereza.

O câncer de próstata é considerado um problema de saúde pública: o número de mortes ultrapassou 12.700, no ano de 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). É o segundo mais comum entre os homens, superado apenas pelo câncer de pele não melanoma, com a projeção de 60.180 novos casos no Brasil, em 2012. Na Bahia, dos 7.980 novos casos de câncer previstos para 2012, estima-se 2.930 foram de tumor na próstata. A próstata é uma glândula masculina situada na parte baixa do abdômen. No toque retal, o médico apalpa a região para identificar se há algum endurecimento ou algum tipo de anomalia.