Parceiros desde 1997, a Fundação José Silveira (FJS) e o Ministério Público do Estado da Bahia/Núcleo Mata Atlântica (NUMA) estiveram na última quinta-feira (04) para dar início às atividades do Projeto Boa Luta – Em respeito à vida e ao Planeta. A iniciativa tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento de crianças e adolescentes, disseminar valores, promover a educação, a saúde e o lazer, bem como despertar a necessidade de relação sustentável com o meio ambiente. Na oportunidade, foram entregues aos alunos da Associação Nordeste Jiu-Jítsu MMA os uniformes confeccionados com as marcas das instituições.

De acordo com Sérgio Mendes, promotor de justiça e titular da 3ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da Capital, a FJS tem dado um suporte muito importante aos trabalhos sociais e ambientais que o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE/BA) vem desenvolvendo. “A cada momento, a parceria se enriquece e viabiliza a possibilidade da realização de ações como essa”, afirmou. A coordenadora de Projetos da Unidade, Segurança e Meio Ambiente (USMA) da FJS, Helayne Mota, representando o gerente da Unidade Luiz Roberto Reuter, responsável por gerir a parceria FJS/MPE, explicou que “uma vez avaliado pelo Ministério Público, o Projeto é encaminhado para a Gerência da USMA, onde é feita a constatação dos benefícios sociais e ambientais resultantes”.

O Projeto Boa Luta foi contemplado pela Conta Mata Atlântica, criada a partir de um convênio firmado entre a FJS e o MPE que gera recursos para o apoio de projetos na área ambiental. Presidente da Associação e idealizador do Projeto, mestre Yuri Carlton foi o responsável pela articulação entre a Promotoria e a FJS. “O Projeto Boa Luta, além de ensinar artes marciais, vai incentivar a conscientização ambiental por meio da realização de coletas de lixo, promoção de palestras e, ainda, proporcionar um ambiente saudável, longe da violência e das drogas”, destacou o mestre, esclarecendo que, por meio do Projeto que acontece na comunidade da Boca do Rio, será possível mudar a realidade de muitos meninos e meninas carentes. Um exemplo disso é o ícone do MMA (Artes Marciais Mistas), Júnior Cigano, fruto também de um projeto social que tem com responsável Yuri Carlton. “Nada melhor do que um projeto como esse para disciplinar, educar e ensinar um caminho digno às crianças”.