Hospital Santo Amaro

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Santo Amaro foi implantado em 1989, um ano após a inauguração da Unidade. Desde então, destaca-se no setor hospitalar da Bahia por apresentar reduzidas taxas de infecção, associadas ao trabalho de assistência à saúde e compromisso com a qualidade e a segurança do paciente.

O trabalho interno desenvolvido pelo SCIH é baseado em um Programa que tem como foco a implementação de medidas de prevenção e controle das infecções e a redução gradativa dos índices, garantindo a segurança dos pacientes, acompanhantes e colaboradores na instituição.

As ações do Programa têm como alicerce as práticas baseadas em evidências científicas, a exemplo do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), American Society for Healthcare Epidemiology of America (SHEA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), dentre outros.

Atualmente a equipe do SCIH é composta por uma médica infectologista e enfermeiros especialistas na Área que atuam no Hospital Santo Amaro e nas demais unidades da Fundação José Silveira, desenvolvendo atividades importantes, como as listadas abaixo:

Acompanhamento dos pacientes internados, através de vigilância epidemiológica retrospectiva, ativa e após a alta hospitalar;
Educação em serviço em todas as Áreas, com foco na prevenção de infecções e atenção especial com a higienização das mãos;
Aplicação de pacotes de medidas voltadas à redução das taxas de infecções, a exemplo de pneumonias associadas à ventilação mecânica, sepses relacionadas ao uso de cateter central e precauções padrão e especiais;
Visitas técnicas às áreas e aos serviços para o aprimoramento de estrutura, processos e resultados;
Investigação de surtos e aplicação de medidas de controle;
Controle de antimicrobianos, dentre outras.

MISSÃO da CCIH

A missão da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é prevenir e o controlar infecções, visando a promoção do bem-estar dos pacientes, profissionais e visitantes, através do comprometimento com a excelência, da respeitabilidade no cuidado com os pacientes, do uso eficiente de recursos e da busca permanente de melhorias.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade