Contexto:
A anemia falciforme (AF) é uma doença hemolítica na qual os eventos vaso-oclusivos (EVO) constituem o principal mecanismo fisiopatológico. O tratamento é baseado na hidroxiureia (HU), que aumenta a síntese de hemoglobina fetal e reduz a contagem de leucócitos. Embora se saiba que os monócitos contribuem para a disfunção vascular e coagulação através da expressão do fator tecidual (FT), o impacto específico da HU nos diferentes subconjuntos de monócitos e seu potencial inflamatório permanece pouco compreendido.
Resumo:
Métodos: Este estudo investigou as frequências dos subconjuntos de monócitos e sua resposta à terapia com HU em 37 pacientes pediátricos com AF (17 em uso de HU, 20 sem uso). Os fenótipos de monócitos — clássicos ($CD14^{++}CD16^{-}$), intermediários ($CD14^{+}CD16^{+}$) e de patrulhamento ($CD14^{dim}CD16^{+}$) — foram analisados por citometria de fluxo. Também foi testada a capacidade das células de produzir FT e citocinas pró-inflamatórias (TNF-$\alpha$, IL-1$\beta$, IL-6, IL-8) após estimulação com LPS.
Resultados: Pacientes que não realizavam terapia com HU apresentaram frequências mais elevadas de monócitos clássicos. O tratamento com HU foi associado a uma mudança para o fenótipo de patrulhamento e a uma redução significativa na produção de FT e citocinas (TNF-$\alpha$, IL-1$\beta$ e IL-6) por monócitos ativados por LPS. Além disso, a terapia com HU atenuou drasticamente a capacidade polifuncional dos monócitos de produzir múltiplas citocinas simultaneamente. Altas frequências de monócitos que expressam FT foram especificamente associadas a um histórico prévio de EVO.
Conclusão: A hidroxiureia altera a distribuição dos subconjuntos de monócitos e reduz seu potencial inflamatório e pró-coagulante. Os monócitos clássicos parecem ser os principais impulsionadores da tempestade de citocinas e da vaso-oclusão na AF, e a HU atenua efetivamente essa atividade.
Palavras-chave: doença falciforme; hidroxiureia; subconjuntos de monócitos; fator tecidual; inflamação; eventos vaso-oclusivos.
Clique aqui
- Data de Publicação: 15/10/2019
- Autores: Caroline C.Guarda1,2, Paulo S. M. Silveira-Mattos2,3,4,5, SètondjiC. M.A.Yahouédéhou1,2, Rayra P. Santiago1,2, Milena M.Aleluia1, CamyllaV. B. Figueiredo1,2, Luciana M. Fiuza1,2, Suellen P. Carvalho1,2, Rodrigo M. Oliveira1,2, Valma M. L. Nascimento6, Nívea F. Luz3, Valéria M. Borges 2,3, Bruno B.Andrade 2,3,4,5,7,8 & Marilda S.Gonçalves1,2