Após auditoria realizada no Laboratório José Silveira (LJS), entre os dias 16 e 18 de setembro, foi constatado, por representantes da BVC – grupo internacional de certificações, que os serviços fornecidos pelo Laboratório estão de acordo com o padrão de excelência exigido pela norma ISO 9001:2008, sem ressalvas. Ao todo foram oito áreas auditadas: Unidade de Garantia de Qualidade, TI, Imunologia/Endocrinologia, Recepção e Coleta Matriz, Postos de Coleta Barra e Itaigara, Hematologia e Engenharia Clínica.

De acordo com Ruinilton Ribeiro da Silva, auditor da BVC, em relação ao ano passado, o LJS evoluiu em seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). “Em 2012, trouxe sugestões de melhorias, e muitas foram implementadas. Acredito que a inexistência de não-conformidades se deve ao comprometimento de toda a equipe para manter o SGQ”. Ruinilton ainda revelou a confiança que tem nos processos que controlam as atividades laboratoriais.

A coordenadora do LJS, Miriam Athayde, comemorou o resultado e ressaltou a importância da auditoria para a Fundação José Silveira, colaboradores e clientes. “A auditoria ocorreu de forma bastante tranquila, e o retorno que tivemos foi 100%. Um programa de qualidade assegura o cuidado da instituição com seus processos. A manutenção dessa certificação é de extrema importância porque é a garantia da permanência desse sistema de qualidade atuante”.

Os serviços prestados pelo LJS são avaliados desde 2000, ano em que deu início à construção do seu Sistema de Gestão da Qualidade. Desde então, o laboratório tem se empenhado para assegurar a conformidade e melhoria contínua dos seus processos, bem como a satisfação dos seus clientes.