-
Hospital Santo Amaro
Referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral
-
IBIT
Matriz da FJS e destaque nacional no combate à tuberculose
-
Soluções em Saúde para Empresas
Referência em soluções completas e personalizadas em Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Gestão Ambiental.
-
Laboratório José Silveira
Qualidade e excelência em análises clínicas e anatomia patológica
-
IBR
Modelo em reabilitação de casos de limitações psicomotoras
-
Hospital Cristo Redentor
Atende a demanda de partos e de emergências em Itapetinga (BA)
-
Centro de Reabilitação da Ribeira
Atendimento especializado a pacientes com deficiências
-
Hospital Geral de Itaparica
Atendimento de urgência, obstétrico e cirúrgico
-
Santa Casa de Jequié
Qualidade em assistência obstétrica e clínica em Jequié (BA)
-
Saúde e Cidadania
Programa que leva saúde e assistência social a quem mais precisa
-
NICSA - Memorial em Santo Amaro
Memorial em Santo Amaro
Maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, o Polo Industrial de Camaçari completa 35 anos em plena expansão. Para marcar o aniversário do complexo que reúne 90 fábricas em operação e representa 20% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e o Governo do Estado, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), reuniram o empresariado no dia 11 de julho e lançaram a revisão do Plano Diretor do Polo. A primeira atualização completa do Plano desde a fundação do centro industrial de Camaçari, em 29 de junho de 1978, é uma realização da SICM em parceria com a Fundação José Silveira.
“O Plano Diretor permitirá o desenvolvimento planejado e a implementação de novas áreas e projetos industriais de maneira ordenada, contribuindo para impulsionar ainda mais o crescimento do Polo”, afirmou o governador Jaques Wagner, durante a solenidade que lotou o auditório da Fieb. Na avaliação do Secretário da Indústria e Comércio, James Correia, “trata-se de um instrumento que contribuirá decisivamente para nortear o ciclo do desenvolvimento industrial na região”. A iniciativa foi elogiada pelos políticos e autoridades presentes, entre os quais os prefeitos de Camaçari, Adelmar Delgado, e Dias D´Ávila, Jussara Nascimento, e o ex-governador Roberto Santos, homenageado pela sua luta em prol da concretização do Polo.
Gerente da Unidade de Segurança e Meio Ambiente da Fundação José Silveira, Luiz Roberto Reuter destacou a importância dessa realização em parceria com a SICM: “o Plano é um referencial organizado em bases consistentes e bem definidas, com foco no desenvolvimento sustentável do Polo”. “A Fundação tem apoiado o governo estadual através de um convênio voltado à realização de estudos e análises ambientais que subsidiam a implantação de novos empreendimentos industriais”, acrescentou Reuter. Assessor especial da SICM, André Joazeiro ressaltou a qualidade do trabalho desenvolvido com o apoio da FJS: “além da revisão do planejamento que já estava defasado, foi praticamente construído um novo Plano, de maneira bem detalhada, uma vez que a área contemplada mais do que dobrou em relação à abrangência inicial do Polo”.
A versão atualizada do Plano contribuirá para alavancar novos negócios. A expectativa do governo estadual é de um volume de 6,5 bilhões de dólares ao ano em novos investimentos, até 2015. O complexo hoje gera 45 mil empregos, dos quais 15 mil empregos diretos. “Na época do seu surgimento, voltado para o setor petroquímico e estruturado através de um modelo tripartite, o Polo foi uma ousadia sem precedentes, pois não havia nada comparável. A despeito dos desafios logísticos e estruturais, temos hoje um complexo em plena expansão, que atrai a cada dia fábricas de diferentes segmentos”, afirmou o presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, condecorado na ocasião com um troféu pela sua atuação em prol do fortalecimento da industrialização no estado.