Fundação José Silveira

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Do dia 1º a 3 de abril, a Fundação José Silveira (FJS) vai realizar, no Centro Pestalozzi de Reabilitação, no bairro da Ribeira, uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Serão palestras, mostra de filme, sessão científica, iluminação da unidade em azul, além da inauguração da Clínica de Estudo e Tratamento do Autismo.

De acordo com o coordenador do Centro Pestalozzi de Reabilitação, Rogério Gomes, o aumento da demanda no atendimento de autistas antecipou o lançamento da clínica. “A ideia inicial era começar o trabalho com autistas a partir de 2014. Mas, devido ao crescimento relevante de crianças autistas à procura por atendimento especializado, a instituição decidiu que esse trabalho fosse adiantado”, explicou o gestor, informando que a unidade prevê terapias de reabilitação, atividades educacionais para autistas e ações complementares de saúde, como capoterapia (terapia da capoeira), dançoterapia (terapia da dança).

Ainda segundo o coordenador, o Centro Pestalozzi, unidade gerida pela FJS desde o ano de 2011, é especializado em atendimento a pacientes com deficiência intelectual. Em 2012, a instituição realizou 12.842 atendimentos a 3.945 pacientes, além dos 116 alunos matriculados no Atendimento Educacional Especializado, que frequentam a unidade diariamente, para atividades pedagógicas. Destes, 20% são crianças com autismo.

Confira a programação para o dia 2 de abril:
• Sessão Científica: “O Autismo no Brasil”
• Lançamento da Clínica de Estudo e Tratamento do Autismo
• Iluminação do Centro Pestalozzi de Reabilitação na cor azul
• Distribuição de fitas simbólicas por pacientes
• Cinema para os pais: filme “Meu Filho, Meu mundo”
• Aulas e atividades sobre autismo para os alunos

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade