Uma das maiores instituições filantrópicas do País, a Fundação José Silveira (FJS) completou 76 anos na última quinta-feira (21/02). Para celebrar o marco de sua criação, a Instituição promoveu um evento com homenagens às personalidades que fizeram parte da sua história. Na ocasião, os convidados puderam conhecer um pouco mais sobre FJS, através da exibição de um vídeo institucional e do lançamento da revista comemorativa, que contam a trajetória de luta contra a tuberculose e apresentam um panorama da Fundação ao longo dos anos.

Durante o discurso do presidente do Conselho de Curadores da FJS, Dr. Geraldo Leite, alguns fatos foram relembrados, inclusive, que o idealista médico, Dr. José Silveira, foi considerado louco, por acreditar e dar os primeiros passos na criação do IBIT. “Bendita loucura, que transformou a centelha do ideal em uma fogueira ardente, fulgurante e bela. O IBIT cresceu e se transformou em uma referência mundial no combate à Tuberculose. À sombra do IBIT cresceram outras unidades que, no conjunto, formaram a Fundação José Silveira, instituição que realiza mais de um milhão de procedimentos por ano”, comemorou.

Amadurecimento institucional
Um dos principais nomes na história da FJS, o presidente da Confederação Internacional das Misericórdias, Antonio Brito, falou sobre o marco de amadurecimento da Fundação, enaltecendo a figura do seu idealizador. “Esse evento representa a conquista de uma organização. A nossa felicidade é de saber que valeu a pena todo o esforço e dedicação de José Silveira. Apesar da FJS ter sido fruto de um sonho, tornou-se uma realidade, que serve a milhares de pessoas hoje na Bahia”, declarou.

Representando o Governo do Estado da Bahia, o superintendente da Regulação da Sesab, Andres Alonso, enalteceu a importância da FJS para o Sistema Único de Saúde (SUS). “É um orgulho enorme estar aqui hoje para parabenizar esta obra que, com certeza, traz orgulho para a história da Bahia. A Fundação não representa somente trabalho social, caridade, participação e colaboração do governo, mas representa uma imagem de competência, austeridade, dignidade, honestidade e muito resultado para o nosso Sistema de Saúde”, destacou, acrescentando que “a Fundação José Silveira traduz ao País a imagem do SUS na Bahia, fato que respalda o Governo do Estado em ações estratégicas”, finalizou.

Já o secretário de Saúde do Município, José Antonio Rodrigues, valorizou os trabalhos filantrópicos da FJS e destacou sua importância para o Nordeste. “A Fundação vem suprindo uma carência de grandes instituições que trabalham com prestação de serviços em saúde na Bahia. Não é à toa que estamos festejando esses 76 anos”, considerou.

Dignas homenagens
Ao longo do evento, diversos personagens foram homenageados, a exemplo do presidente do Conselho de Curadores da FJS, Dr. Geraldo Leite; dos ex-presidentes Norberto Odebrecht (representado pela sua neta, Verônica Odebrecht) e Dr. Newton Guimarães; além da família Costa Pinto.

A cerimônia contou com as presenças de representantes da Prefeitura de Salvador, Governo do Estado da Bahia, Tribunal Regional do Trabalho, Hospital Martagão Gesteira, Rotary Club da Bahia, Santas Casas das Misericórdias, Procuradoria Geral do Estado, Conselho Regional de Medicina, Fundação José Silveira, dentre outros.