Fundação José Silveira

Fundação José Silveira recebe visita da Universidade Vanderbilt para início da 2ª fase da RePORT-Brasil

Fundação José Silveira recebe visita da Universidade Vanderbilt para início da 2ª fase da RePORT-Brasil

O Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT) é a primeira instituição do RePORT- Brasil no país a iniciar a 2ª fase da pesquisa do consórcio internacional RePORT (Regional Prospective Observational Research in Tuberculosis). Na tarde desta terça-feira (24), Marina Figueiredo, da coordenação do estudo da Universidade Vanderbilt (EUA), esteve no Centro de Pesquisa, Aprendizagem e Inovação da Fundação José Silveira, para vista de iniciação e treinamento da segunda fase do estudo.

Como explica o Dr. Eduardo Martins Netto, médico epidemiologista e coordenador do Centro de Pesquisa, Aprendizagem e Inovação da FJS, esta etapa da pesquisa é muito importante por consolidar a renovação do contato binacional entre Brasil e Estados Unidos, prolongando a pesquisa por mais cinco anos, trazendo novas respostas para a tuberculose e inovações para o projeto, que podem refletir em melhorias para FJS, como ensaios clínicos e marcadores diagnósticos.

Na visita desta terça, as equipes responsáveis pela coleta de dados e amostras discutiram a metodologia que, nesta etapa da pesquisa, passa a contar também com pacientes sintomáticos, porém não diagnosticados com a doença, o que, segundo a coordenadora da instituição internacional, representa uma mudança no ponto de vista de validação científica do estudo, por ser um grupo controle importante.

Marina Figueiredo destacou ainda a representatividade do IBIT, não só do ponto de vista amostral, uma vez que a comparação dos dados revela que os centros do estudo representam bem toda população do país, mas também como repositório das amostras biológicas de pacientes e contactantes oriundas de todo o Brasil. De acordo com a representante da coordenação do Centro Médico da Universidade Vanderbilt, o foco dessa fase dois de recrutamento será voltado também ao desenvolvimento de ensaios clínicos, uma vez que os centros do RePORT e o IBIT estão sendo preparados e capacitados para realizar tais estudos.

O encontro contou ainda com as presenças de Adriana Laranjeira, Coordenadora Administrativa do Centro de Pesquisa, Aprendizagem e Inovação da FJS; Saulo Nery, biomédico do Centro de Pesquisa da instituição e do Projeto RePORT-Brasil; Ivan Maia, monitor responsável pelo RePORT-Brasil; Michael Rocha, enfermeiro da Fundação José Silveira e do RePORT-Brasil; Vanessa Nascimento, enfermeira do referido Centro de Pesquisa, do RePORT-Brasil e supervisora do IBIT; Milena Lima, enfermeira bolsista do RePORT-Brasil e André Ramos, biólogo do Centro de Pesquisa da FJS, do biorepositório e do RePORT-Brasil.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade