No dia 21 de fevereiro de 2022, completamos 85 anos de cuidado e compromisso com a qualidade de vida das pessoas, honrando o legado social do Professor José Silveira, nosso fundador. Médico e pesquisador renomado no campo da tisiologia, Professor Silveira projetou a Instituição ao nível de referência internacional em qualidade de produção científica, por meio do Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT).

Desde o marco inicial, que foi a criação do IBIT em 1937, temos mantido o alto padrão de qualidade e segurança, além da produção intensa e contínua de conteúdos científicos e investimentos nas mais diversas linhas de pesquisa, contando com um Núcleo de Desenvolvimento Estratégico, Assistencial e Inovação, que direciona as melhores práticas de governança e estratégias de gestão para perpetuidade da organização, bem como soluções criativas e eficientes para os desafios organizacionais e da sociedade.

LEGADO QUE ATRAVESSA GERAÇÕES:

Os ideais do Professor José Silveira, somados à solidariedade de Dona Ivonne Silveira, sua esposa, reverberam até os dias atuais. A defesa do conhecimento científico e o olhar atento à saúde da população em situação de  vulnerabilidade social continuam sendo nosso principal foco de atuação, em Salvador e no interior da Bahia. “Da década de trinta ao final do século XX, o Professor José Silveira se entregou, de corpo e alma, ao combate da tuberculose. Foram setenta anos de uma batalha sem trégua em favor dos mais pobres e necessitados”, declara o Presidente da Fundação José Silveira, Dr. Geraldo Leite e completa: “A mensagem que esta data, 21 de fevereiro, deixa para todos os colaboradores e sociedade, no geral, é que a vida do Professor é um exemplo digno de ser imitado, hoje, amanhã e sempre”.

A CONEXÃO COM O LEGADO É O QUE NOS MANTÉM EM PROGRESSO CONSTANTE:

Enxergamos o mundo de forma sistêmica, ampliando cada vez mais nosso escopo de atuação, frente aos desafios e necessidades atuais, como práticas corporativas sustentáveis. Desenvolvemos, por meio da Unidade de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (USSMA), ações em diversas frentes para contribuir com a conservação, restauração e valorização da diversidade da Mata Atlântica, por meio da produção, difusão e aplicação de conhecimentos.