Fundação José Silveira

Dr. Geraldo Leite lança primeiro livro da trilogia em homenagem ao Professor José Silveira em Sergipe

Dr. Geraldo Leite lança primeiro livro da trilogia em homenagem ao Professor José Silveira em Sergipe

O presidente da Fundação José Silveira, Dr. Geraldo Leite, lançou nesta quinta-feira (16), durante conferência do Rotary Clube, em Aracaju/SE, o primeiro livro da trilogia que conta a história de um dos maiores médicos e pesquisadores do país, o Professor José Silveira.

Aos 96 anos de idade, Dr. Geraldo retorna à sua terra natal com a publicação “Mocidade e Infância”, que traz lembranças e fatos marcantes do abnegado cientista reconhecido notadamente pelos seus trabalhos associados à tuberculose. Visionário e de espírito empreendedor, um dos principais responsáveis pelo florescimento do trabalho social na Bahia, José Silveira idealizou e concretizou o sonho de implantar no estado o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), em 1937, a primeira unidade da instituição que leva o seu nome, a Fundação José Silveira.

Na cerimônia de lançamento, Dr. Geraldo falou sobre a sua motivação para produção da obra e relembrou com saudade do amigo, conselheiro e patrono da Academia Brasileira Rotária de Letras, José Silveira. “Recordo, com detalhes, do gabinete do professor, onde ele recebeu cientistas do mundo inteiro, discípulos, colaboradores e amigos. Naquele ambiente, sóbrio e elegante, eu ouvi conselhos que me orientaram, me nortearam por toda a minha vida”.

Agenda de entrevistas

Em Aracaju, cumprindo a agenda de entrevistas para divulgação do livro que conta a história do professor José Silveira, o presidente da Fundação José Silveira, Dr. Geraldo Leite participou nesta sexta-feira (17) de diversos programas de rádio e TV.

Na capital sergipana ele foi entrevistado nos programas Jornal da Aperipê (TV Aperipê), Aperipê Notícias (FM Aperipê), Batalha da Jornal (FM Jornal) e Batalha na TV (TV Atalaia). Na oportunidade, o presidente contou um pouco sobre sua trajetória, relembrando com detalhes a saída de Aracaju, os desafios e as conquistas na Bahia.

Ao falar sobre a obra e a instituição que leva o nome do homenageado, a Fundação José Silveira, Dr. Geraldo trouxe relatos e lembranças marcantes que deixaram seus conterrâneos e a imprensa local admirados.

 

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade