O presidente da Fundação José Silveira, Dr. Geraldo Leite, lançou nesta quinta-feira (16), durante conferência do Rotary Clube, em Aracaju/SE, o primeiro livro da trilogia que conta a história de um dos maiores médicos e pesquisadores do país, o Professor José Silveira.

Aos 96 anos de idade, Dr. Geraldo retorna à sua terra natal com a publicação “Mocidade e Infância”, que traz lembranças e fatos marcantes do abnegado cientista reconhecido notadamente pelos seus trabalhos associados à tuberculose. Visionário e de espírito empreendedor, um dos principais responsáveis pelo florescimento do trabalho social na Bahia, José Silveira idealizou e concretizou o sonho de implantar no estado o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), em 1937, a primeira unidade da instituição que leva o seu nome, a Fundação José Silveira.

Na cerimônia de lançamento, Dr. Geraldo falou sobre a sua motivação para produção da obra e relembrou com saudade do amigo, conselheiro e patrono da Academia Brasileira Rotária de Letras, José Silveira. “Recordo, com detalhes, do gabinete do professor, onde ele recebeu cientistas do mundo inteiro, discípulos, colaboradores e amigos. Naquele ambiente, sóbrio e elegante, eu ouvi conselhos que me orientaram, me nortearam por toda a minha vida”.

Agenda de entrevistas

Em Aracaju, cumprindo a agenda de entrevistas para divulgação do livro que conta a história do professor José Silveira, o presidente da Fundação José Silveira, Dr. Geraldo Leite participou nesta sexta-feira (17) de diversos programas de rádio e TV.

Na capital sergipana ele foi entrevistado nos programas Jornal da Aperipê (TV Aperipê), Aperipê Notícias (FM Aperipê), Batalha da Jornal (FM Jornal) e Batalha na TV (TV Atalaia). Na oportunidade, o presidente contou um pouco sobre sua trajetória, relembrando com detalhes a saída de Aracaju, os desafios e as conquistas na Bahia.

Ao falar sobre a obra e a instituição que leva o nome do homenageado, a Fundação José Silveira, Dr. Geraldo trouxe relatos e lembranças marcantes que deixaram seus conterrâneos e a imprensa local admirados.