A qualidade da assistência à saúde aplicada de forma consolidada, em todas as unidades da Fundação José Silveira, fomenta uma cultura de segurança, focada nos pacientes e colaboradores. Para auxiliar no gerenciamento de processos internos e estimular boas práticas que garantam alto padrão de qualidade, contamos com o Núcleo de Qualidade e Segurança, área corporativa que conduz os processos de acreditação hospitalar, entre outras ações. “Nossas certificações são conquistadas a partir de um método cuidadoso e colaborativo”, explica Eduarda Carvalho, gerente de Qualidade e Segurança do Paciente.

O Hospital Santo Amaro e a Santa Casa de Jequié se complementam por meio da filantropia e do intercâmbio de conhecimento entre os profissionais, sendo ambos referência no cuidado materno-infantil e em neonatologia na Bahia. A Santa Casa de Jequié conquistou o selo de Acreditado Pleno, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se a única maternidade privada 100% SUS do Brasil com a certificação. A unidade atingiu o nível 2 do processo, o que é muito significativo, já que a avaliação alcançou o nível 2 sem passar pelo primeiro nível, reforçando assim o alto padrão de qualidade e segurança da assistência prestada às gestantes e bebês da macrorregião de Jequié.

O Hospital Santo Amaro também possui importantes conquistas em certificações e acreditações: ONA nível 3 (selo Acreditado com Excelência), o mais alto padrão na metodologia nacional; IQIII, certificação máxima em cirurgia bariátrica, validada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM); selo de Integridade de Serviços de Saúde, sendo a segunda Instituição do Brasil e primeira do Norte e Nordeste com a certificação; selo Top Performer para a UTI Adulto, que comprova a alta eficiência da Unidade de Terapia Intensiva; além da recomendação para certificação QMentum Internacional – Padrão Diamante, uma das mais conceituadas acreditações em saúde a nível global. “Temos um padrão de qualidade diferenciado do ponto de vista assistencial e de interação entre processos, o que garante uma maior segurança dos nossos pacientes. A avaliação é rigorosa feita por instituições externas e acontecem de maneira periódica tanto para certificação, quanto para manutenção”, afirma Eduarda Carvalho.

SANTA CASA DE JEQUIÉ

A Santa Casa de Jequié conquistou o selo de Acreditado Pleno, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se a primeira maternidade filantrópica 100% SUS da Bahia com a certificação. A conquista é bastante significativa, considerando a conclusão dos avaliadores, de que a unidade atua em conformidade com as normas e requisitos estabelecidos nos dois primeiros níveis do processo de Acreditação Hospitalar. Desta forma, a Santa Casa de Jequié alcançou diretamente o nível 2, reforçando o alto padrão de qualidade e segurança da assistência prestada às gestantes e bebês da macrorregião de Jequié.