Na última sexta-feira (9), a Fundação José Silveira (FJS) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE/BA) realizaram a primeira reunião após o convênio para o alcance dos Objetivos do Milênio – ODM e Direitos Humanos, assinado pelo procurador-geral de Justiça, Wellington Silva, e pelo presidente da FJS, Geraldo Leite. A parceria vai proporcionar o intercâmbio técnico-científico, fomento e apoio logístico ao desenvolvimento de projetos, atividades e ações relacionadas às áreas de saúde, educação e cidadania. O promotor de Justiça, Clodoaldo Anunciação, enalteceu o trabalho realizado pela FJS com o MPE em áreas sociais e do meio ambiente, fundamentais para os ODM. “Nos sentimos honrados pela consolidação dessa parceria para o alcance dos Objetivos do Milênio. A Fundação é uma parceira firme, organizada, séria e que luta por resultados concretos para a população”.

A atuação da FJS em diversas frentes dos ODM, como na redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde da gestante, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, combate à tuberculose e à fome, foi destacada pelo promotor: “As próprias raízes da instituição já contribuem para isso. Quando foram estabelecidas as metas para os Objetivo, a Fundação já atuava nessas esferas, apresentando excelentes resultados. E essas ações são importantíssimas para a sociedade”.

A superintendente da FJS, Leila Brito, descreveu algumas ações realizadas pela instituição que atendem aos ODM. “A Fundação José Silveira está contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Além do reconhecido trabalho no tratamento da tuberculose no IBIT, a instituição é referência em promoção da saúde materna e neonatal, com unidades hospitalares que primam pela qualidade. A ampla atuação da Fundação ainda envolve ações complementares de saúde, com distribuição de pão e leite de soja, e atividades de preservação do meio ambiente”.

Além de Clodoaldo Anunciação e Leila Brito, estiveram presentes o assessor Institucional da FJS, Carlos Dumet, o assessor Jurídico, Rodrigo Costa, e a coordenadora de Projetos Sociais, Edina Nazaré.