Fundação José Silveira

Em Webinar, IBIT discute avanço da ciência para contribuir com a redução da incidência da tuberculose no mundo

Em Webinar, IBIT discute avanço da ciência para contribuir com a redução da incidência da tuberculose no mundo

Há 40 anos o mundo tem como alerta o dia 24 de março, voltado à conscientização do Combate a Tuberculose. Mas, desde 1937, o IBIT já atuava na prevenção e tratamento da doença, além de desenvolver pesquisas com impacto internacional.

Hoje discutimos mais um avanço da ciência para contribuir com a redução da incidência da tuberculose no Brasil e no mundo, durante Webinar promovido pelo Centro de Pesquisa, Aprendizagem e Inovação. Dados dos estudos realizados por Dr. Timothy R. Sterling, médico cientista e palestrante convidado, demonstraram a possibilidade de um tratamento mais curto e eficaz para diminuir a infecção da tuberculose. “Esquemas de 3 meses, em 12 tomadas apenas de rifapenticina com isoniazida (INH), são uma alternativa aos 6-9 meses de INH tomada isoladamente”, afirma Dr. Sterling.

Segundo Dr. Eduardo Martins Netto, médico epidemiologista e coordenador do Centro, “O Brasil está seguindo os resultados demonstrados na pesquisa, a fim de alcançar os objetivos globais de eliminação da tuberculose como problema de saúde pública”.

O evento contou, ainda, com a presença de Dr. Geraldo Leite, presidente da Fundação José Silveira e a mediação da Dra. Betânia Nogueira, médica infectologista do IBIT e pesquisadora do Projeto RePORT-BA.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade