Contexto:

O diabetes mellitus (DM) aumenta significativamente o risco de desenvolver tuberculose (TB) pulmonar ativa e de apresentar desfechos adversos no tratamento, como atraso na conversão do escarro, falha no tratamento e óbito. Embora se saiba que indivíduos com TB e DM concomitante (TBDM) exibem hiperinflamação sistêmica no momento do diagnóstico, o impacto a longo prazo do tratamento antituberculose (ATT) sobre esse padrão inflamatório ainda não foi determinado.

Resumo:

Métodos: Medimos 17 citocinas plasmáticas e fatores de crescimento em coortes longitudinais de pacientes com TB pulmonar com e sem DM na Índia ($n=87$) e no Brasil ($n=51$). As avaliações foram realizadas no diagnóstico (linha de base) e durante o curso de 6 meses do ATT; a coorte da Índia também foi avaliada um ano após a conclusão do tratamento (mês 18).

Resultados: A análise de componentes principais mostrou uma separação clara entre pacientes com TBDM e TB na linha de base, com o grupo TBDM exibindo níveis mais elevados de quase todos os analitos pró-inflamatórios em ambos os países. Essa hiperinflamação sistêmica na TBDM persistiu até o final do tratamento no 6º mês. Embora a inflamação tenha eventualmente resolvido e convergido um ano após o término do tratamento (mês 18) na coorte da Índia, a TBDM foi inicialmente marcada por níveis significativamente mais baixos da citocina anti-inflamatória IL-10.

Conclusão: A comorbidade por DM está associada a um fenótipo hiperinflamatório que se resolve mais lentamente do que em pacientes com TB normoglicêmicos. Essa inflamação persistente provavelmente contribui para o aumento da morbidade e do risco de mortalidade relacionada à TB, destacando o benefício potencial de terapias direcionadas ao hospedeiro com propriedades anti-inflamatórias para pacientes com TBDM.

Palavras-chave: diabetes; pré-diabetes; desfecho do tratamento; Mycobacterium tuberculosis; inflamação sistêmica.

 

Clique aqui

  • Data de Publicação: 04/07/2019
  • Autores: Nathella Pavan Kumar1†, Kiyoshi F Fukutani2,3,4†, Basavaradhya S Shruthi5 , Thabata Alves2,6, Paulo S Silveira-Mattos2,4, Michael S Rocha2 , Kim West7 , Mohan Natarajan8 , Vijay Viswanathan5 , Subash Babu1 , Bruno B Andrade2,3,4,6† , Hardy Kornfeld7
WhatsApp