Realizada pelo segundo ano consecutivo, a ação Saúde na Balança, parceria da Fundação José Silveira com a Rede Bahia voltada à prevenção da obesidade infanto-juvenil, teve um total de 9.039 atendimentos e procedimentos. O evento teve o apoio da Polícia Militar (PM-BA) e aconteceu nos dias 8 a 10 de julho, no Centro Nossa Senhora Aparecida/Fundação Betânia, situado na Estrada CIA Aeroporto, Km 20.

“O êxito desta ação é fruto do trabalho de segurança alimentar realizado pela Fundação José Silveira desde 1999, com atividades voltadas ao diagnóstico e à melhoria das condições nutricionais de crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social”, afirmou Leila Brito, superintendente da Fundação José Silveira. Os dados preliminares da ação Saúde na Balança indicam que 20% das crianças atendidas estão com sobrepeso e outras 14 apresentam obesidade.

Atendimento multidisciplinar
Durante o evento, a população teve acesso a um atendimento mutidisciplinar, com diversas atividades destinadas a combater o excesso de peso e a incentivar hábitos saudáveis. Foram disponibilizadas consultas com pediatras, atendimentos odontológicos, exames e avaliação nutricional. Nutricionistas, psicólogas e outros profissionais de saúde realizaram oficinas, rodas de conversa, teatro de fantoches e atividades lúdicas para orientar sobre a importância da dieta à base de alimentos nutritivos e da prática de atividades físicas.

“Recebi orientações importantes da pediatra e da nutricionista para melhorar a alimentação do meu filho, que está acima do peso recomendado. Esse tipo de atendimento é pouco acessível nos postos de saúde”, comentou a dona de casa Gisélia dos santos, elogiando a iniciativa da Fundação José Silveira, junto com a Rede Bahia. “Estou satisfeita com a qualidade dos serviços e levo para casa um cardápio com opções saudáveis para meus filhos”, disse Marina Lacerda, que levou os três filhos para a ação Saúde na Balança.