No mês alusivo aos cuidados da saúde do homem, a Fundação José Silveira (FJS), em parceria com o EcoD, promove mais uma edição do Novembro Azul, com foco voltado para a prevenção, conscientização e detecção precoce do câncer de próstata. O objetivo é alertar a população em relação ao segundo tipo de câncer com maior frequência de mortes no Brasil, além desconstruir preconceitos e quebrar tabus. Para chamar a atenção da população, a sede do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), unidade da FJS, em Ondina, será iluminada em azul, cor símbolo da campanha. “Depois do Outubro Rosa, quando mobilizamos esforços na luta contra o câncer de mama, o alvo agora é o combate ao tumor da próstata”, ressalta a superintendente da FJS, Leila Brito.

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de cerca de 69 mil novos casos de câncer de próstata para o ano de 2014. A incidência da doença vem aumentando no Brasil e a projeção para o ano de 2015 é o aumento de 60% do número de casos. Na região Nordeste, são 47 casos a cada 100 mil habitantes. “A alta incidência deve-se, principalmente, ao preconceito em relação ao exame de toque e a consequente descoberta tardia da doença”, explica o urologista do Hospital Santo Amaro que atua no Novembro Azul da FJS, Marcelo Brandão. Ainda segundo o especialista, 90% dos casos do câncer de próstata no Brasil são identificados quando a doença está instalada. “Quando mais cedo a doença é detectada, maior é a chance de cura”, enfatiza.

A campanha visa, ainda, a oferta gratuita de serviços para o diagnóstico da doença. A FJS vai disponibilizar uma equipe de médicos e profissionais de saúde que realizará 600 consultas de urologia, com avaliação clínica e exame de toque, e 200 exames de PSA, indicado nos casos de suspeita da doença.