-
Hospital Santo Amaro
Referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral
-
IBIT
Matriz da FJS e destaque nacional no combate à tuberculose
-
Soluções em Saúde para Empresas
Referência em soluções que garantem a proteção e saúde dos trabalhadores, promovendo um ambiente seguro e sustentável para o futuro da sua empresa.
-
Laboratório José Silveira
Qualidade e excelência em análises clínicas e anatomia patológica
-
IBR
Modelo em reabilitação de casos de limitações psicomotoras
-
Hospital Cristo Redentor
Atende a demanda de partos e de emergências em Itapetinga (BA)
-
Centro de Reabilitação da Ribeira
Atendimento especializado a pacientes com deficiências
-
Hospital Geral de Itaparica
Atendimento de urgência, obstétrico e cirúrgico
-
Santa Casa de Jequié
Qualidade em assistência obstétrica e clínica em Jequié (BA)
-
Saúde e Cidadania
Programa que leva saúde e assistência social a quem mais precisa
-
NICSA - Memorial em Santo Amaro
Memorial em Santo Amaro
A Fundação José Silveira fez a entrega do Prêmio Professora Maria Theresa Pacheco, nesta sexta-feira (18/10), em prestigiada solenidade que marcou o encerramento da Semana do Médico e reuniu diversas autoridades e lideranças da classe médica. A premiação é uma homenagem à memória da referida professora de Medicina Legal, primeira catedrática de Medicina Legal do Brasil, membro fundador da Sociedade Brasileira de Bioética, professora emérita da UFBA e presidente da Fundação José Silveira, último cargo em sua profícua carreira. A vencedora da segunda edição do Prêmio é a Dra. Sabina Bastos Maia, autora do trabalho científico intitulado “Terapia abreviada pós-parto com sulfato de magnésio na pré-eclâmpsia grave: ensaio clínico randomizado”.
“O Prêmio é uma justa homenagem a esta notável mulher nascida em Alagoas e radicada na Bahia, cujo nome é sinônimo de inteligência, o que a consagrou em sua brilhante carreira”, destacou o presidente do Conselho de Curadores da Fundação José Silveira (FJS), Dr. Geraldo Leite, ao falar sobre a trajetória da Professora Maria Theresa Pacheco, a quem sucedeu no cargo que hoje ocupa na FJS. O presidente comentou, ainda, a importância desta iniciativa “para fomentar a pesquisa e reconhecer a qualificação dos médicos brasileiros, como o fazemos ao premiar a Dra. Sabina, jovem médica, graduada em 2009, que já tem 41 trabalhos científicos publicados”.
Tradição científica
“A premiação exprime o compromisso da Fundação em preservar o exemplo de grande valor da professora Maria Theresa, além de reafirmar a tradição científica que vem desde os primórdios da instituição, com o professor José Silveira”, ressaltou a superintendente da FJS, Leila Brito. Bastante emocionada, a médica Sabina Maia afirmou que “o prêmio é uma grande honra para mim, uma conquista que me estimulou a me aprimorar ainda mais e fazer doutorado”. Natural do Piauí, formada pela Universidade Federal de Campinas e hoje atuando em Recife, ela falou que a premiação é uma iniciativa muito importante diante da carência de incentivo à pesquisa médica no país, além da oportunidade de “manter vivo o legado e o exemplo da professora Maria Theresa”.
Em seus pronunciamentos, os presidentes da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Antonio Carlos Vieira Lopes, e do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), Abelardo Meneses, destacaram a importância da premiação. “É uma alegria ver uma médica jovem premiada, através de uma iniciativa que reafirma a seriedade e o compromisso da Fundação José Silveira em fazer o melhor, o que pode ser atestado pela competência da instituição em gerenciar e promover a saúde”, disse Dr. Antonio Carlos. Por sua vez, Dr Abelardo disse que a FJS “está de parabéns por este prêmio que distingue uma personalidade exemplar, Dra. Maria Theresa Pacheco, e estimula a investigação científica, indispensável para o aprimoramento da atividade médica”.
Agradecimento da família
O médico José Antonio Pacheco Nunes falou em nome da família da homenageada, com um agradecimento “pela atitude justa e leal da Fundação José Silveira, que sempre reconheceu o valor de Maria Theresa Pacheco e, com este prêmio, contribui para eternizar sua memória”. Sobrinho dela, ele também fez questão de elogiar Dr. Geraldo Leite, “um ser humano ímpar, que sempre se destacou como um médico humanista, mestre admirado e de um saber incomparável”.
A entrega da premiação contou com as presenças de diversas autoridades, entre as quais o superintendente de Atenção Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde, Dr Alfredo Boa Sorte, a presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba), Dra. Ana Luiza Moura Fontes, o conselheiro e ex-presidente do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira, representantes do Rotary Club da Bahia, do setor de saúde e do meio acadêmico. A solenidade foi realçada pela contagiante apresentação musical do Coral da FJS.