Em recente visita à Salvador, o coordenador de projetos especiais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Olavo Perondi, destacou o envolvimento da FJS na mobilização estadual focada na concretização dos Objetivos do Milênio. “É uma grata satisfação constatar o respeito, a admiração e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação José Silveira, parceira importante com a qual queremos desenvolver projetos de amplo alcance social aqui na Bahia”, afirmou Perondi, articulador nacional do pacto.

“É nosso papel mobilizar a sociedade, governos e pessoas de boa vontade para que todos possamos trabalhar para atingir os Objetivos do Milênio. A Fundação José Silveira tem muito o que colaborar, sobretudo em função da sua atuação de destaque no combate à tuberculose e na promoção da saúde materna e neonatal”, argumentou Perondi. Ele destacou, ainda, a prioridade da FJS nos programas de melhoria das condições de saúde e de qualidade de vida da população baiana. “É uma alegria contar com uma liderança como a superintendente da Fundação, Leila Brito, uma pessoa comprometida com as causas do Objetivos do Milênio”, concluiu.

Áreas estratégicas
A Declaração dos Objetivos do Milênio vem sendo concretizada através de compromissos resultantes de acordos internacionais, firmados em encontros de cúpula mundiais em áreas como saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento social. São questões fundamentais para reverter os indices de pobreza e promover a inclusão e a justiça social. Os oito objetivos são os seguintes:
1. Acabar com a fome e com a miséria
2. Educação Básica de qualidade para todos
3. Igualdade entre os sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças de grande incidência, como a tuberculose
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento