Com atividades repletas de entretenimento e informação, foi lançado oficialmente, na manhã de ontem (2), no Shopping Barra, o Outubro Rosa na Bahia. Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação José Silveira (FJS), instituição madrinha da campanha, o Instituto EcoD e o Movimento Pense Rosa lideraram esta ação. Denominada Pense Rosa + Pense Azul, a iniciativa traz esse ano uma proposta mais ampla, voltada à saúde da mama e da próstata, em função dos tipos de câncer mais frequentes na população.
De acordo com a superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito, “a campanha visa conscientizar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce e atuar na prevenção do câncer”. A importância desta mobilização também foi destacada pelo presidente do Conselho de Curadores da Fundação José Silveira, Geraldo Leite: “Essas datas comemorativas (Outubro Rosa e Novembro Azul) são de extrema relevância para evidenciar sérios problemas de saúde, mas é preciso combatê-los o ano inteiro”.
O Pense Rosa + Pense Azul teve início com a inauguração do Espaço Rosa, no 3° Piso do Shopping Barra, que funcionará até o dia 11 de outubro, com a comercialização de peças produzidas por mulheres atendidas nos projetos sociais da Fundação José Silveira, pacientes e mães de pacientes do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR). As peças produzidas em 2014 são assinadas pelo artista plástico Bel Borba. A arrecadação com as vendas será revertida para a causa.

Talk Show
O ponto alto do evento ocorreu no fim da manhã, na área de conveniência dos cinemas, em um encontro aberto ao público com a madrinha da campanha em Salvador, Gilmelândia, os médicos Luciana Landeiro e Marcelo Brandão, que falaram sobre os cuidados com a saúde e diagnóstico precoce do câncer, e Carla Ferner, que abordou o tema qualidade de vida e a prevenção de doenças.
Dr. Marcelo Brandão, urologista do Hospital Santo Amaro, enalteceu a ampliação do foco da campanha. “Foi brilhante essa ideia de agregar as duas ações de forma simultânea. A gente conseguiu, em um curto espaço de tempo, discutir temas de grande relevância de forma intensa”.

Na oportunidade, uma paciente ainda em tratamento do câncer de mama, Taciara de Oliveira, emocionou o público com a sua história de vida. “Descobri, há menos de quatro meses, que estava com um dos mais agressivos tipos de câncer de mama. Foi um susto, mas estou sabendo lidar. Nós podemos e devemos continuar vivendo, apesar de termos certas limitações”, disse. Taciara comentou, ainda, sobre o atendimento que recebeu no Hospital Santo Amaro. “Coincidentemente, minha cirurgia foi realizada em uma unidade da Fundação José Silveira, que está realizando esse evento. O atendimento humanizado do Hospital fez toda a diferença na minha recuperação”, concluiu.

Iluminação rosa
Em apoio ao Outubro Rosa, a Fundação José Silveira iluminou na cor rosa o Hospital Santo Amaro, a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu (em Jequié) e o Hospital Cristo Redentor (em Itapetinga).