Banner - QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Comprometido com a excelência, o IBR – Instituto Bahiano de Reabilitação – atua com foco na humanização, oferecendo um cuidado integral ao paciente, sempre colocando-o no centro do atendimento.

Durante o processo terapêutico, o paciente no IBR recebe assistência completa, com suporte de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, arteterapeutas, musicoterapeutas, educadores físicos, enfermeiros e assistentes sociais, sempre em busca de oportunidades para melhoria do tratamento por meio da escuta e aproximação com a família do paciente.

A abordagem multidisciplinar e interdisciplinar adotada pelo IBR garante a integralidade do tratamento em um único local, dispensando a busca por serviços complementares.

Referência em reabilitação de Pessoas com Deficiência, a unidade tem como diferencial a qualidade, excelência e humanização com acompanhamento global do paciente, ou seja, o paciente no centro do cuidado.

  • Agendamento presencial
  • Triagem
  • Tratamento
  • Avaliação Global
  • Pós-reabilitação

Durante o programa de reabilitação, o paciente recebe assistência integral com acompanhamento de médicos, fisioterapeutas e outras especialidades, como terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, além da atuação da equipe do serviço social sempre em busca de oportunidades para melhoria do tratamento por meio da escuta e aproximação com a família do paciente. A atuação multidisciplinar possibilita que o paciente realize o tratamento completo no próprio IBR sem precisar se deslocar em busca de outras unidades ou serviços complementares.

Além do atendimento gratuito, o IBR também oferece atendimento particular ou por meio de convênio, como no caso da reabilitação pós-cirurgia de mão. Clique aqui.

Por que escolher a reabilitação da Fundação José Silveira?

A Fundação José Silveira mantém convênio de cooperação técnica com a AACD – referência nacional em reabilitação de pessoas com deficiência, há mais de 15 anos.

Significa que os profissionais que integram as equipes de reabilitação do IBR e do Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié, periodicamente, passam por atividades de capacitação, avaliação e intercâmbio com os profissionais AACD, além da implantação de protocolos voltados à melhoria contínua da qualidade da assistência.

A cooperação técnica possibilita que os pacientes do IBR e do Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié recebam o mesmo tratamento oferecido nas unidades da AACD.

Segundo a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no mundo. No Brasil, são cerca de 46 milhões de Pessoas com Deficiência, conforme informações do IBGE.

Habilitado como Centro Especializado em Reabilitação – tipo II, pelo Ministério da Saúde, que integra a Rede Nacional de Apoio à Pessoa com Deficiência, o IBR realiza cerca de 90 mil atendimentos por ano, totalizando cerca de 5 mil pacientes/ano assistidos na reabilitação adulto, reabilitação infantil e clínicas especializadas, sendo considerado referência em reabilitação na Bahia.

Apoio da família para sucesso do tratamento

A atuação da família é de fundamental importância no processo de reabilitação. Pensando no impacto aos cuidadores e familiares que, por vezes, se sentem inseguros e sobrecarregados durante o tratamento, as unidades de reabilitação da Fundação José Silveira desenvolvem ações de suporte técnico, emocional e social para as famílias.

O Grupo de Apoio Familiar é um espaço de escuta, troca de experiência e orientações para pais e cuidadores. Assim como o Grupo de Mães, que tem como proposta a promoção da autoestima, valorização e rememoração dos papéis desenvolvidos pela mulher, além da condição de genitora.

O Grupo de Pais propõe reflexões sobre a participação do homem no processo de reabilitação do filho/a, com o intuito de incentivar a participação em questões que vão desde o diagnóstico às etapas do programa de reabilitação, reforçando a importância da divisão de responsabilidades na educação e desenvolvimento dos filhos/as, condição historicamente atribuída apenas às mães, que costumam assumir sozinhas a responsabilidade durante o tratamento.

Cooperação Técnica – AACD

Com foco permanente na valorização do conhecimento e no fortalecimento das práticas assistenciais, há mais de 15 anos, a Fundação José Silveira mantém um convênio de cooperação técnica com a AACD, referência nacional em reabilitação de pessoas com deficiência. Essa parceria estratégica integra uma política institucional que prioriza o aperfeiçoamento constante das equipes, permitindo que os profissionais de reabilitação do IBR participem regularmente de ações formativas, processos avaliativos e intercâmbios técnicos com especialistas da AACD. Como resultado, novos saberes são assimilados, alinhados às melhores evidências científicas e práticas consolidadas, impulsionando a atualização de protocolos e o aprimoramento contínuo da qualidade na assistência prestada.

WhatsApp
× Entre em contato