Fundação José Silveira

84 anos do IBIT Referência em pesquisa e tratamento da tuberculose, unidade da Fundação José Silveira realiza webinar sobre panorama da doença no contexto da Covid-19

84 anos do IBIT Referência em pesquisa e tratamento da tuberculose, unidade da Fundação José Silveira realiza webinar sobre panorama da doença no contexto da Covid-19

Em comemoração ao aniversário de 84 anos, o Instituto Brasileiro para a Investigação da Tuberculose (IBIT), unidade assistencial da Fundação José Silveira, realiza nesta quinta-feira, 18/2, o webinar A tuberculose na Bahia, Brasil e mundo no contexto da Covid-19. O evento será transmitido às 19h pelo YouTube e conta com a participação de Dr. Eduardo Martins Netto, médico infectologista coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação da FJS, além dos convidados Francisco Santana, sanitarista especialista em saúde pública, e Anna Ariane Varjão, enfermeira especialista em saúde da família, ambos integrante do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-BA/DIVEP).

O IBIT é referência internacional em pesquisa e tratamento da tuberculose, sendo uma unidade de excelência no desenvolvimento de estudos científicos. Por meio do Centro de Pesquisa e Inovação da Fundação José Silveira é realizado recrutamento de pacientes com tuberculose e contactantes para o consórcio internacional RePORT (Regional Prospective Observational Research in Tuberculosis), formado por países como a Índia, Indonésia, África do Sul, Estados Unidos, entre outros, uma importante atividade de pesquisa e monitoramento da doença no mundo.

A defesa do conhecimento científico e o olhar atento à saúde da população são compromissos da Instituição, em continuidade ao legado construído pelo professor José Silveira, médico e pesquisador que dedicou sua vida ao combate à tuberculose. Desde o início da pandemia, o IBIT assegurou a continuidade do atendimento dos pacientes, sem interrupção de novos diagnósticos. Além de acompanhamento médico, é oferecida assistência multidisciplinar, que inclui acolhimento do serviço social. Os pacientes em tratamento recebem reforço nutricional, com pão e leite de soja produzidos na própria Fundação. Os mais vulneráveis ganham uma cesta básica mensal. Por conta da qualidade do acompanhamento, o percentual de cura dos pacientes atendidos no IBIT é de cerca de 90%, superior ao índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 85%.

Além de manter a rotina de atendimentos dos pacientes com tuberculose, o IBIT implantou um Serviço Especializado de Assistência Clínica para pacientes com questões respiratórias adquiridas após diagnóstico do novo coronavírus, ampliando as possibilidades de assistência gratuita, com acesso a consulta e exames. Para ser atendido, é preciso comparecer ao instituto e passar pela triagem de enfermagem. Após avaliação inicial, o paciente é encaminhado para a consulta médica. Caso sejam identificadas sequelas respiratórias, os pacientes são direcionados ao pneumologista. A depender do nível de comprometimento do sistema respiratório, é oferecido tratamento fisioterápico, realizado pelo Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), unidade que também integra a obra assistencial da Fundação José Silveira.

Clique aqui para assista a transmissão ao vivo

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade