Fundação José Silveira

25 anos do HSA

Ao som de violino da Orquestra Juvenil da Bahia, e presenteados com uma réplica do Hospital Santo Amaro (HSA), Colaboradores, médicos e pacientes foram recepcionados, no dia 18 de janeiro, na comemoração de 25 anos de inauguração da unidade hospitalar. A celebração foi marcada por encontros e depoimentos emocionados, que representam a solidez e tradição do Hospital.

Foi no ano de 1989 que a paciente Maria Angélica Moreira procurou o HSA para ter sua filha. Era o primeiro ano do Hospital, e ele já estava se consolidando como referência materno/infantil. Através de uma assistência diferenciada, Maria se disse tranquila naquele momento de tanta apreensão. 24 anos depois, ela retorna à casa por outro motivo: “O curioso é que justamente no dia em que o HSA completa 25 anos, esta filha vai ter um bebê aqui, com o mesmo médico e qualidade de atendimento”, declarou emocionada, apontando para a réplica do Hospital que recebeu. “Este presentinho representa uma história devida”, concluiu.

A trajetória de sucesso do HSA pode ser narrada com propriedade pela coordenadora da UCI Neonatal, Dra. Lícia Moreira, que implantou o serviço na Unidade há 26 anos, formando e treinando a equipe, um ano antes da inauguração. “O propósito inicial do HSA era funcionar como um hospital da mulher, só que, com o decorrer dos anos, surgiu a necessidade de acrescentar linhas de trabalho para um atendimento mais amplo à sociedade. Foi preservado, assim, o foco de atuação materno/infantil, e adicionadas novas especialidades cirúrgicas”, explicou. A coordenadora ainda elucidou que a fórmula do sucesso é unir tecnologia com afetividade. “Estamos voltados para a humanização da assistência. Nossa abordagem é diferente, desde a recepção”, ponderou.

O coordenador Médico do HSA, Dr. Herbem Maia, comentou sobre a celebração, que é um marco de maturidade. “Este é um momento muito especial. Iniciei aqui 20 anos atrás, ainda como oftalmologista do Hospital e, ao longo desse tempo, vi o Santo Amaro crescer, com o mesmo amadurecimento de outras unidades da Fundação José Silveira (FJS), consolidar-se como uma instituição referência em diversos segmentos, a exemplo da neonatologia e cirurgia de obesidade. Agora, nos fortificamos ainda mais com a criação do Hospital Dia, que oferece procedimentos de cirurgia geral de média complexidade e baixa permanência, dentro dos conceitos mais novos de unidade hospitalar” comemorou.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade