Fundação José Silveira

Dor cervical

Dor cervical

Adote posturas adequadas: mantenha as costas eretas, alinhando as orelhas aos ombros e os ombros aos quadris. Quando estiver sentado em frente ao computador, aproxime os braços do corpo.

Ajuste a cadeira: regule a altura do assento de modo que os pés encostem completamente no chão.

Relaxe os ombros: evite tensionar esses membros; quando sentir um princípio de incômodo, descanse.

Evite utilizar o pescoço para apoiar objetos: segurar o telefone entre o ombro e o ouvido, colocar peso sob o queixo, etc, põem muita tensão na região cervical. Colocar peso sobre os ombros também é nocivo.

Regule a altura do computador: erga o monitor com alguns livros grandes ou a mesa com objetos pequenos. Se estiver sentado no sofá, erga o notebook com uma almofada ou um apoio de colo.

Segure livros paralelamente à cabeça: posicione materiais de leitura na altura dos olhos.

Proteja o pescoço durante o sono: tenha um travesseiro que se adapte ao formato do seu pescoço e cabeça.

Pratique alongamentos: gire a cabeça para a esquerda até deixar o queixo levemente alinhado ao ombro; fique assim por cerca de 20 segundos e, depois, gire para a direita pelo mesmo período de tempo. Faça cerca de quatro séries deste exercício.

Seja um doador

Ajude a Fundação José Silveira a continuar transformando vidas. São milhares de pessoas, em situação vulnerável, atendidas gratuitamente em Salvador e no interior da Bahia. Sua doação fortalece nossa obra social e nos auxilia a oferecer atendimento de saúde de qualidade para quem precisa.

Opções de privacidade