A Santa Casa de Jequié, unidade da Fundação José Silveira, cuida da saúde da população de cerca de 30 municípios por meio da assistência e do incentivo às boas práticas de sustentabilidade para o meio ambiente. No dia 21 de setembro, data em que comemora-se o Dia da Árvore, a Instituição lançou o Programa “Uma Vida, Uma Muda”, com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia.

A iniciativa, voltada às gestantes assistidas pela maternidade da Santa Casa de Jequié, tem como proposta a adoção consciente e o plantio de mudas produzidas pelo Programa Arboretum e cultivadas no berçário de plantas da Instituição. No momento da alta hospitalar pós-parto, a puérpera poderá levar para casa, voluntariamente, uma muda de ipê amarelo, sucupira ou pau-ferro, recebendo todas as instruções sobre os cuidados com a espécie.

“O Programa Uma Vida, Uma Muda faz parte do direcionamento estratégico da Fundação José Silveira. Temos um compromisso social e acreditamos que preservar o ecossistema também é uma forma de promover saúde”, explica Leila Brito, gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico, Assistencial e Inovação da Fundação, que completa: “Uma Vida, Uma Muda também é sobre o nascimento do vínculo entre a mãe, o bebê e o meio ambiente”. Todas as mudas doadas estão sendo registradas num banco de dados e as etapas do seu desenvolvimento, monitoradas pela equipe do Programa.

A promotora Juliana Rocha Sampaio, da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jequié, ressaltou a “extrema sensibilidade” da Santa Casa na realização de mais esse programa. “É muito simbólico e interessante associar o nascimento de uma criança ao plantio de uma muda de uma árvore nativa, bem aclimatada à nossa região, e que promove o reflorestamento e a consciência ambiental. A Santa Casa está de parabéns! É um projeto em parceria com o Ministério Público e essa disponibilidade da Fundação José Silveira e da Santa Casa de Jequié em colaborar e participar destes projetos é fundamental para a execução dos mesmos”, afirmou.