Sob gestão da Fundação José Silveira desde 2018, o Hospital Geral de Itaparica vem passando por melhorias estruturais e de processos, voltadas à maior eficiência operacional, com foco na segurança dos pacientes. São cerca de 65 mil pessoas assistidas pelo hospital, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), entre residentes e turistas dos municípios de Itaparica, Vera Cruz e região.

No último ano, as Unidades de Internação de Clínica Médica e Pediatria – Ala A, foram reformadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Entre as intervenções realizadas, instalação de novo tanque de reservatório de água, com maior capacidade de armazenamento; troca do piso, portas e de todas as peças sanitárias das enfermarias; instalação de bancada em granito no posto de enfermagem; e reforma do “conforto médico”.

O Hospital dispõe de Atendimento 24h, atendimento obstétrico para realização de parto, centro cirúrgico equipado para cirurgia de pequeno e médio porte, sala de parada para atendimento de emergência e estabilização dos pacientes.

Em visita à unidade no primeiro mês de 2022, Igor Lobão, Superintendente de Atenção Integral à Saúde – SAIS, pôde constatar a qualidade dos serviços prestados.

Única unidade hospitalar da Ilha de Itaparica, o HGI conta com 52 leitos, Emergência 24h, assistindo patologias clínicas, cirúrgicas, pediátricas, ortopédicas e obstétricas, de média complexidade. Na especialidade pediatria, realiza uma média mensal de 25 cirurgias, como hérnia, postectomia, hemagioma, entre outras. Os procedimentos são realizados por equipe humanizada e multidisciplinar formada por cirurgião pediátrico, anestesista, instrumentador, enfermeiras e técnicas de enfermagem.

Indicadores 2021

+ 37.000 exames laboratoriais
+ 13.000 atendimentos de emergência
8.250 exames de imagem
4.550 consultas médicas ambulatoriais
1.600 eletrocardiogramas
730 partos
730 cirurgias