Uma semana toda dedicada à nossa equipe de enfermagem. De 12 a 20 de maio, realizamos a Semana de Enfermagem, evento anual idealizado na Gerência de Desenvolvimento e Assuntos Institucionais (GDAI) e capitaneada pelo Centro de Pesquisa, Aprendizagem e Inovação (CPAI). Enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de eventos presenciais e on-line, como palestras, bate-papos, roda de conversa, além de ações de atendimento e até mesmo cerimônia para a promoção de 10 técnicos de enfermagem para enfermeiros.

As ações foram voltadas à capacitação e incentivo aos profissionais que integram nossas equipes de enfermagem do Hospital Geral de Itaparica; UPA dos Barris; Hospital São Judas Tadeu; Maternidade Tsylla Balbino; Hospital Geral Roberto Santos; Hospital Geral Ernesto Simões Filho; Hospital Cristo Redentor; Hospital Santo Amaro e mais duas unidades do município de Jacobina, o Hospital Regional Vicentina Goulart e o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho.

A abertura da Semana da Enfermagem aconteceu no Instituto Bahiano de Reabilitação, com a palestra “Os desafios do protagonismo da enfermagem no mundo contemporâneo”. O bate-papo, que foi conduzido pela Dra. Almerinda Luedy, professora e consultora em Serviços de Saúde, foi sobre a importância do autocuidado e do autoconhecimento para poder cuidar do outro, a capacidade de ser líder e mudar cenários, além de outras questões sobre os desafios cotidianos dos profissionais de enfermagem em um cenário que exige adaptação e aprendizagem contínua. O evento contou, ainda, com a participação do Coral FJS.

Programa oportuniza o crescimento profissional
Profissionais que iniciaram na Fundação José Silveira como técnicos de enfermagem, foram aprovados, no mês de maio, para atuarem como enfermeiros, fruto do Programa de Desenvolvimento de Carreiras. Dentre eles está Sheila Ramos de Andrade, técnica de enfermagem na unidade clínica médica do Hospital Roberto Santos por mais de dois anos e, após graduação e especialização em Terapia Intensiva, buscava uma oportunidade de atuar em sua nova profissão.
“Me preparei, estudei, realizei o processo seletivo e fui aprovada nas duas etapas. Graças a Deus, a oportunidade chegou! Com muita alegria e gratidão vou exercer com excelência a minha profissão, tão desejada e esperada, almejando crescer profissionalmente e viver novos desafios. Contem comigo para continuar fazendo a diferença na Enfermagem. Meu enorme agradecimento à Fundação José Silveira, por me proporcionar esta grande oportunidade”, disse.
“Tenho aprendido muito na instituição e sou grato pelo meu crescimento profisisonal. Quero agradecer pela criação do plano de carreira, para aqueles que têm um projeto e dedicam a vida a estudar e almejam o crescimento”, completou o enfermeiro Walquires Bispo dos Santos, também contemplado com a promoção.