O complexo de saúde da Santa Casa de Jequié conta com mais uma unidade à serviço da população: o Núcleo de Oftalmologia, onde já foram realizados milhares de procedimentos, dentre consultas, exames e cirurgias. Os pacientes de Jequié e região dispõem, na unidade, de atendimentos como: mapeamento de retina, ecobiometria, topografia corneana, microscopia especular e ultrassonografia ocular, além de cirurgia de catarata.

O Núcleo, inaugurado em 30 de maio, atende desde bebês prematuros extremos, assistidos pela UTI neonatal da Santa Casa de Jequié, para diagnóstico e estadiamento da retinopatia da prematuridade, a idosos. Segundo Dr. Rafael Cerqueira Alves, médico oftalmologista, foi feito alto investimento em tecnologia para realização de exames complementares e consultas em geral, já que a oftalmologia abrange tanto a saúde dos olhos quanto dos anexos oculares (a exemplo da neuroftalmologia, para diagnósticos de tumores intracranianos). “Dispomos de um centro cirúrgico exclusivo oftalmológico, com aparelhagem de alta tecnologia, o que faz toda a diferença no bom resultado cirúrgico”, explica.

De acordo com Carlos Dumet, Superintendente Institucional e Financeiro da Fundação José Silveira, esta é mais uma ação da instituição no município, uma história que já contou com a implementação de cirurgias, a ampliação de leitos, de UTI e agora, com o Núcleo. “Verificamos ser a oftalmologia uma grande demanda não só de Jequié, mas de toda região”, afirmou Carlos Dumet.

O diagnóstico da necessidade deste serviço foi realizado através de dois estudos: primeiro, a pesquisa do Projeto Acolher FJS, que integra o Programa Santa Casa de Bairro em Bairro; e, em seguida, a demanda pela especialidade na região foi confirmada pela escuta da “Rede de Atenção à pessoa idosa – desafios e perspectivas para a melhoria da assistência à população idosa de Jequié-BA”, com o apoio da 8a Promotoria de Justiça de Jequié, do Ministério Público da Bahia.

O agendamento de consultas e exames pode ser realizado pelo telefone (73) 3528-8131 ou de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h .